Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

COLUNA DO MEIO: os favoritos da Câmara Federal, o povo opina e anota aí a chapa completa de ACM Neto

A Coluna do Meio estreia nesta segunda-feira (14/03) “fazendo contas”, “especulando”, fofocando com “furos” e claro, mostrando números e cenários diante da disputa ao governo baiano entre ACM Neto (União), Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL).

1. ‘Barba’: o vice-governador na chapa de ACM Neto foi praticamente decidido na noite de sábado (12/03) e só não será do Republicanos se acontecer uma catástrofe. Conforme nosso informante, há 99% de chance de ser Marcelo Nilo, que em contrapartida deverá depositar seus votos na conta da pré-candidata a federal Rogéria Santos e na ‘rabada’ do seu novo partido. Esse teria sido o acordo, inclusive, para expulsar o ministro João Roma do Republicanos. Portanto, anota aí a PROVÁVEL chapa liderada pelo União Brasil: ACM Neto, governador; Marcelo Nilo, vice-governador; e João Leão, senador.

2. Por dentro do PP: o suplente de João Leão será o deputado federal Ronaldo Carletto. O partido também almeja, em uma eventual vitória de Neto, presidir novamente a Assembléia Legislativa da Bahia (ALBa). Em caso positivo, Nelson Leal seria o nome.

3. O Sol vai brilhar na RMS: O prefeito Dr. Pitágoras, de Candeias, está rindo à toa com sua avaliação positiva de 76% em recente pesquisa do instituto Perfil Estatística. ‘Bonitinho’ é um dos gestores mais bem avaliados da RMS e do recôncavo baiano. Agora, vai usar o seu capital político para emplacar a candidatura de sua esposa Soraia Cabral para deputada estadual. Na bandas da região, Sol como é conhecida, promete brilhar.

4. Exonerações: Com a federação com o PT e o PCdoB, o PV perderá a maioria dos espaços no governo Bruno Reis. O principal cargo da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) muda ainda esse mês.

5. Conversa com o povo: Seu Carlos, caminhoneiro que ama política, esteve essa semana em Vitória da Conquista e Lençóis. Disse que na sede da capital do sudoeste o povo prefere Neto e na ‘roça’ é 13 independente de quem for o candidato. Sobre a região da Chapada, também opinou: “Lula também broca e puxa Jerônimo”.

5.1. Perguntar não ofende: Os vereadores Maria Marighella e Suíca apoiam o petista Jerônimo Rodrigues ao governo? Um levantamento nas redes sociais dos políticos demonstra que os dois não publicaram nenhum card com a imagem do pré-candidato.

6. Fazendo contas: com o PP na base de ACM Neto, a oposição passa a ter pelo menos 27 deputados estaduais contra 36 do grupo de situação. Jogo equilibrado, Rui pode ter trabalho.

7. Fazendo contas II: no interior, o cenário muda completamente e a oposição passa a comandar a maioria das gestões. Agora os azuis tem cerca de 212 prefeitos contra 192 dos vermelhos. Outros 13 deverão apoiar o esquadrão bolsonarista.

8. Batalhão de choque: Bruno Reis costura para lançar entre 16 e 20 vereadores de Salvador na disputa eleitoral desse ano. Sobre os suplentes, passou de 2 mil votos, entra na lista. A meta é colocar, no mínimo, 600 mil votos de frente para Neto na capital e garantir a eleição no primeiro turno, já que o bolsonarista João Roma está ladeira abaixo.

9. Mário Kertész: parece que o apresentador da Metrópole FM não gostou de receber links do Informe Baiano com ‘furos’ de reportagem. Essa semana emplacamos uma entrevista exclusiva com Dr. Otto garantindo que não disputaria o governo e uma fonte revelou que João Leão estava “fechado” com Neto. As duas notícias juntas renderam quase 300 mil acessos, segundo o Google Analytics. Como diria minha avó, “o sol brilha para todos, vá tomar seu bronzeado”.

10. QUEM SÃO OS FAVORITOS NA DISPUTA DA CÂMARA FEDERAL? SÃO APENAS 39 VAGAS, CONFIRA ABAIXO:

Federação PT PCdoB e PV – Expectativa é eleger 8 ou 9. Pelo menos 7 estão garantidos.
Zé Neto – 110 mil votos
Ivoneide Caetano – 100 mil votos
Alice Portugal – 100 mil
Marta Rodrigues – 90 mil
Daniel Almeida – 90 mil
Afonso Florence – 90 mil
Waldenor Pereira – 90 mil
Brigam por 1 ou 2 vagas vagas: Bacelar, Josias Gomes, Jorge Solla, Valmir Assunção e Joseildo Ramos.

União Brasil – Deve eleger 7 ou 8. Há pelo menos 5 garantidos.
Elmar Nascimento – 160 mil
Paulo Azi – 120 mil
Dal – 120 mil
Arthur Maia – 110 mil
Leur Lomanto Júnior – 100 mil
Brigam por duas ou três vagas vagas: Professora Dayane Pimentel, Marizete Bastos, Igor Kannário, Zé Rocha e Marcelinho Guimarães.

PSD – Deve eleger 6 ou 7. Há pelo menos três garantidos.
Diego Coronel 140 mil
Otto Filho 130 mil
Antônio Brito 120 mil
Brigam por 3 ou 4 vagas: Sérgio Brito, Gabriel Nunes, Charles Fernandes, Paulo Magalhães e Oziel Oliveira.

PP – Elege pelo menos 4: os favoritos são Cláudio Cajado, João Leão, Neto Carletto e Mário Negromonte Júnior.

PL – Deve eleger 3 federais. Há pelo menos duas vagas garantidas.
Roberta Roma – 90 mil
Jonga Bacelar – 80 mil
Brigam por uma: Alexandre Aleluia, Reverendo Geraldo de Raíssa, Netinho, Capitão Porciuncula e Capitão Alden.

Republicanos: Deve eleger 3: os favoritos são Márcio Marinho (120 mil), Alex Santana (100 mil), Marcelo Nilo (80 mil) e Rogéria Santos (80 mil).

PDT – Deve eleger 2 federais e os favoritos são Félix Mendonça Júnior e Leo Prates. Ambos tem na casa de 90 mil votos. O partido Ciro Gomes acredita ainda em uma terceira vaga, pois deve herdar uma considerável votação de legenda. Correm por fora Anderson Ninho, José Carlos Araújo e Dr. Mangabeira.

Avante – Elege 2 federais. Pastor Isidório conquista uma vaga e deve ser mais uma vez o deputado federal mais votado da Bahia. Porém, a votação será bem menos expressiva que em 2018. Favorito para segunda vaga é Tum. Corre por fora Tito e Débora Santana.

Podemos – Partido pode eleger um. Favorito é Raimundo da Pesca.

PSC – Elege 1 deputado e o favorito é Luizinho Sobral, o Federal de ACM Neto na microrregião de Irecê. Correm por fora Heber Santana e Pastor Abílio.

PSDB/Cidadania – Chances reais de eleger um e o favorito é Adolfo Viana. Em uma eventual segunda vaga, Cris Correia acelera e garante a cadeira. Correm por fora Joceval Rodrigues e Matheus Reis.

MDB – Elege 1 ou 2. Os favoritos são Uldurico Júnior, Ricardo Maia e Fábio Vilas-Boas.
Solidariedade – Elege um deputado federal e o favorito é o empresário Alipinho da Doce Mel. Corre por fora Neto Dez.
PSB – Lídice da Mata é a favorita caso consiga uma cadeira. Corre por fora Joseph Bandeira.

Coluna do Meio: favoritos para deputado estadual, BBB da vice e a “chapa remoçada”

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um FIAT/Pulse e durante a abordagem,...

DE MALA E CUIA: Gracyanne Barbosa diz que Belo saiu de casa e “levou tudo”

O cantor Belo, recentemente separado de Gracyanne Barbosa após 16 anos de relacionamento, saiu da antiga mansão do casal, localizada na Barra da Tijuca,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um...
Fundação Jose Silveira

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um...

DE MALA E CUIA: Gracyanne Barbosa diz que Belo saiu de casa e “levou tudo”

O cantor Belo, recentemente separado de Gracyanne Barbosa após 16 anos de relacionamento, saiu da antiga mansão do casal,...

CABEÇA DO CONGRESSO! Senador baiano é eleito relator-geral do Orçamento

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) foi eleito na tarde desta quarta-feira (24/04) relator-geral do Orçamento de 2025. A...

MISTÉRIO: Psicólogo desaparece em Salvador após briga em viagem ‘bate e volta’

Um psicólogo de 32 anos está desaparecido há quatro dias após se envolver em uma briga no desembarque de...