Nova secretária da Secis visita a Defesa Civil de Salvador

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, recebeu, na manhã desta quinta-feira (28/04), a nova titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, quando apresentou as atividades preventivas, educativas e de mitigação de risco do órgão.

A secretária conheceu as tecnologias e os protocolos adotados pela Codesal a partir de 2016, quando o órgão foi modernizado, voltados a reduzir as vulnerabilidades em comunidades que vivem em áreas de encostas. Ela aproveitou para sugerir uma maior atenção com os animais errantes que vivem em áreas de risco em instantes de intensas chuvas e evacuação de área.

O diretor da Codesal acatou a sugestão da gestora da Secis, afirmando que já nas próximas reuniões de formação e reforço dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) essa conscientização integrará os módulos de capacitação, comprometendo-se a indicar que o assunto seja incluído no decreto da próxima Operação Chuva em 2023.

Sosthenes ressaltou ainda que “o acerto do reforço das ações preventivas, entre as quais as análises de risco climático realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e a aplicação de geomantas nas encostas, tem sido demonstrado pelo maior controle das ocorrências, principalmente nos períodos chuvosos”, disse.

A titular da Secis considerou produtiva a reunião que permitiu conhecer “o excelente trabalho que é desenvolvido pela Defesa Civil e também poder trazer essa indicação de acolhimento e preservação dos animais em parceria com as atividades protetivas da Codesal. Toda vida importa”, disse Marcelle Moraes.

Últimas Noticias

PRF apreende mais de 60Kg de maconha e 3 kg de cocaína na BR 135 em Bom Jesus

Policiais Rodoviários Federais prenderam, na manhã de hoje (27), um homem de 25 anos acusado do crime de Tráfico...