Salvador sedia primeira reunião do Fórum dos Procuradores Gerais do Nordeste em 2022

Integrantes do Fórum dos Procuradores Gerais dos Estados do Nordeste reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (28), no salão de eventos Topázio, do Hotel Wish, em Salvador, para discutir questões comuns aos estados e deliberar sobre algumas medidas para atuação conjunta das instituições.

“A realização desta reunião de hoje é muito importante, principalmente em função da necessidade de análise de alguns temas específicos e urgentes. Precisamos, de maneira conjunta, buscar alternativas para defender os interesses dos Estados do Nordeste. Temos que nos articular para fortalecer posições e assegurar o futuro do desenvolvimento da nossa região”, afirmou o procurador geral do Estado de Pernambuco, e atual presidente do fórum, Ernani Varjal Medicis Pinto.

O procurador geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, anfitrião do evento, falou da satisfação de receber os colegas na capital baiana, destacando a importância do encontro.

Na ocasião foram colocados em pauta temas como a ações judiciais em curso no Supremo Tribunal Federal (Fundef, salário, educação, entre outros); medidas relativas ao Consórcio Nordeste; Previdência Complementar; capacitação de procuradores junto ao mercado de capitais e ferramentas de gestão e inovação.

Na ocasião também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre as procuradorias gerais dos Estados da Bahia e Sergipe com o intuito de realizar o compartilhamento de conhecimento e transferência de tecnologias, mediante a disponibilização de sistemas informatizados desenvolvidos pelos partícipes.

Além dos procuradores gerais de Pernambuco e da Bahia, o evento contou com a presença dos titulares das procuradorias gerais do Piauí, Plínio Clêrton Filho; do Rio Grande do Norte, Luiz Antônio Marinho da Silva; do Ceará, Antônia Camily Cruz; da Paraíba, Fábio Andrade Medeiros; de Sergipe, o procurador do Estado Mário Marroquim, representando o procurador geral do Estado de Sergipe, Vinicius Oliveira e virtualmente,o procurador geral adjunto para assuntos estratégicos, Bruno Tomé Fonseca, que representou o procurador geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha.

Também estiveram presentes na reunião os procuradores do Estado, Ludiana Carla Braga Façanha, chefe da representação da Procuradoria Geral do Estado do Ceará no Distrito Federal, a procuradora geral adjunta para assuntos administrativos, LucianeRosa Croda, o procurador chefe da procuradoria Judicial, Frederico Valverde, e o procurador Ailton Cardoso da Silva Júnior, integrante do Núcleo de Assessoria do Chefe da Procuradoria do Interior, lotados na PGE-BA.

Fórum

O Fórum dos Procuradores Gerais do Nordeste é um espaço permanente criado no ano de 2015 pelos procuradores gerais da região, que serve para debater temas específicos de interesses regionais e a defesa em juízo perante causas que envolvem, sobretudo, os estados nordestinos, como repasses na educação e na saúde, que são inferiores em relação a estados de outras regiões, entre outros problemas comuns aos Estados, intercâmbios e trocas de experiências.

Últimas Noticias

SDE assina protocolos de intenções que preveem investimentos de R$ 89,6 milhões

A Bahia prevê receber o investimento privado de R$ 89,6 milhões com a implantação e ampliação de 13 unidades...