Dia D: Simões Filho realiza vacinação contra a Gripe e o Sarampo; Atividades acontecerão neste sábado (30)

A cidade de Simões Filho realiza neste sábado (30), o Dia D de vacinação contra a Gripe e o Sarampo. As atividades são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), e acontecerão em todas as Unidades de Saúde, das 08h às 16h.

A vacinação será voltada para: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e População privada de liberdade.

A iniciativa cumpre o compromisso da administração pública municipal e a agenda Nacional de Vacinação, com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

Para se vacinar é preciso ter em mãos: Documento de identificação com foto, CPF e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os profissionais/trabalhadores deverão apresentar comprovante de vínculo (contracheque, carteira de trabalho e/ou carteira do conselho que regulamenta as atividades do profissional).

Sarampo:
É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente fala, tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Vacina trivalente (Gripe)
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Últimas Noticias

Em Santo Antônio de Jesus, Roma diz que a Bahia precisa se libertar de ‘práticas políticas do passado’

Em Santo Antônio de Jesus, na véspera do aniversário de 142 anos de emancipação política da cidade que é...