MAM promove exibição gratuita de videodança, documentário e masterclass neste sábado (30)

Acontece neste sábado (30), às 10:30h, no Cine MAM, a exibição gratuita do videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’ e do documentário sobre a exposição ‘O Museu de Dona Lina’. Logo depois da exibição ocorre uma Masterclass, também gratuita, sobre esses dois produtos audiovisuais com o cineasta Pola Ribeiro, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia, que abordará também o cenário cinematográfico na Bahia.

O videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’ é uma homenagem e foi inspirado em Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta, cenógrafa e designer que foi a primeira diretora (1959-1964) do MAM-Bahia e autora/gerente do projeto de restauro (1963) do complexo arquitetônico do Solar do Unhão originário do século XVII e tombado como Patrimônio do Brasil (1943). O vídeo mostra dançarinos em vários espaços do MAM, como a Capela, o Casarão e o Espaço Lina, com participação especial do cantor e compositor Gerônimo Santana.

A direção do videodança é de Lia Robatto e Pola Ribeiro, trilha sonora de Wilton Batata, coreografia e roteiro de Lia, montagem de Lucas Semente e fotografia de Lázaro Noia e Pepito Gonzalez. Os intérpretes/dançarinos, Luana Fulô, Sibele Bulcão, Simone Bonfim e Leonardo Luz.

Documentário

Já o documentário ‘O Museu de Dona Lina’ se debruça sobre a exposição de mesmo nome que ficou em cartaz no MAM de agosto/2021 a fevereiro/2022 e atraiu mais de 70 mil visitantes. A mostra homenageou Lina Bo Bardi a partir de um diálogo entre obras de arte modernistas/contemporâneas e de arte popular. O documentário tem 50’ (cinquenta minutos) e também aborda o legado de Lina e sua relação com a Bahia, através de entrevistas com vários artistas e personalidades locais.

A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ ainda está disponível na internet via este link , assim como, a ‘Galeria de Artistas e Obras’ aqui. A exibição dos dois vídeos amanhã (30) conta com apoio do Circuito Saladearte. O evento é gratuito e voltado para os integrantes do ‘Programa Monitores Amigos do MAM’, mas é aberto a qualquer interessado.

Atualmente o MAM está com a exposição ‘Encruzilhada’ (Casarão e Capela). O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h. Acesse: www.mam.ba.gov.br e redes sociais ou telefone (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

Últimas Noticias

Primeira edição da Literatur segue até sábado com programação gratuita no MAM-BA

A primeira edição do Circuito Literário da Bahia – Literatur teve início quinta-feira (26), no Museu de Arte Moderna...