Setur-BA entrega totens informativos do turismo religioso católico no Centro Histórico de Salvador

Quinze pontos do Roteiro Católico Arte e Fé, no Centro Histórico de Salvador, ganharam da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), nesta terça-feira (3), totens informativos que contêm um resumo da história de cada igreja, museu ou convento, o mapa do roteiro completo e texto motivacional para orações. A iniciativa atende à solicitação da Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur) para qualificar o atendimento aos visitantes nos locais, baseada em consultoria prestada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA).

O ato foi celebrado com a visita do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, do coordenador da Pastur, padre Manoel Filho, e de representantes do trade a três atrações contempladas com os totens, na região do Pelourinho: a Catedral Basílica, a Igreja e Convento de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. As construções do período colonial estão inseridas no sítio histórico tombado como Patrimônio da Humanidade e abrigam obras sacras valiosas.

“Esse é um segmento que toca o coração e a alma das pessoas. Na Bahia, com a força da fé católica e um número incomparável de igrejas, que estão ligadas à história da nossa terra, o potencial é extraordinário. Por isso, o Estado se uniu à Arquidiocese para fomentar o turismo religioso em Salvador”, ressaltou o secretário Bacelar.

Para o padre Manoel Filho, “com os totens, o turista poderá fazer um percurso histórico e espiritual, o que dará sentido à visitação, que incluiu a beleza da arte e o legado dos nossos antepassados”.

A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur-BA), Rivanete Rodrigues, elogiou a iniciativa. ” Além de facilitar a visualização para baianos e turistas, vai ajudar a nossa categoria a orientar melhor as pessoas sobre as características de cada espaço religioso”.

Roteiro divino

Além do valor religioso, as edificações selecionadas têm inestimável riqueza histórica e cultural. É o caso do Mosteiro de São Bento, exemplar arquitetônico construído entre os séculos XVII e XX, e que conta com acervo de obras sacras, biblioteca de livros raros e azulejos portugueses. Outro representante de peso é o Museu da Misericórdia, que atualmente é um dos mais importantes espaços culturais da Bahia, com obras que contam a história do estado e do país.

Os totens ainda trazem informações sobre a Catedral Basílica de Salvador, construção de arquitetura exuberante, rico acervo de arte sacra e altares banhados com 50 mil folhas de ouro. Também representante da arte barroca, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco possui uma das fachadas mais decoradas do roteiro, sendo o único exemplar no Brasil que remete ao barroco espanhol. Igualmente localizada no Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi fundada em 1685, por uma das primeiras irmandades dos homens pretos do Brasil, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana.

Lista de atrações do Roteiro Arte e Fé

Mosteiro de São Bento, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Misericórdia, Centro Cultural Palácio Arquiepiscopal, Catedral Basílica do Salvador, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja de São Domingos de Gusmão, Convento e Igreja de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Boqueirão e Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.

Últimas Noticias

Bahia não registra óbito por Covid-19 em 24h pelo segundo dia consecutivo

O boletim epidemiológico desta quinta-feira feira (26) não registra óbito por Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram...