Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governador determina força total à PM, mas o medo entre os baianos só faz crescer

José Carlos Teixeira*

“Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços”
(Congresso Internacional do Medo
, de Carlos Drummond de Andrade)

“Para Angola rapidamente e em força total”. A frase foi proferida por Antonio de Oliveira Salazar, em 13 de abril de 1961, quando o ditador português se apercebeu da gravidade dos ataques a repartições coloniais e fazendas de colonos brancos iniciados quatro semanas antes. Centenas de brancos e um número maior e indeterminado de mestiços e negros foram mortos nos primeiros dias dos ataques, considerados como um dos marcos iniciais da luta armada contra o colonialismo português em Angola.

A frase de Salazar me veio à memória quando ouvi o governador Rui Costa determinar “o uso de força máxima” à polícia baiana para identificar e capturar com rapidez os criminosos responsáveis pela morte de três policiais militares na semana que passou – um deles em confronto armado com bandidos e os outros dois emboscados quando retornavam do funeral do primeiro.

Em ambos os casos, a mensagem política foi clara: haveria uma forte reação militar aos ataques. Traduzindo: se é guerra, não mediremos esforços para vencê-la.

Em Angola, as tropas enviadas por Lisboa recuperaram os territórios tomados pelos insurgentes no norte do país, mas não conseguiram impedir novas rebeliões em outras regiões, inclusive na capital – até que, em 1974, a Revolução dos Cravos derrubou a ditadura salazarista, abrindo caminho para a independência do país africano no ano seguinte.

Na Bahia também vivemos em tempo de guerra: a “força máxima” já resultou na morte de 10 suspeitos de participação nos ataques aos três policiais militares. Todos morreram em confrontos armados com guarnições da PM – até agora, apenas um acusado foi capturado vivo. A busca por outros suspeitos prossegue.

A operação de guerra contra os autores da morte dos três policiais, no entanto, não contribuiu para reduzir a sensação de insegurança que tomou conta dos baianos. Pelo contrário, ela aumenta a cada dia, como resultado do avanço da criminalidade e do aumento da violência registrados nas últimas semanas em todo o Estado – e mais intensamente na capital e nas cidades mais populosas do interior.

Os baianos estão cada vez mais com medo. É o que revela um dado da pesquisa Genial/Quest divulgada nesta quarta-feira, 18. Perguntados sobre qual o maior problema enfrentado pelo estado, 25% dos entrevistados responderam que é a violência. Na pesquisa realizada no mês passado, eles eram 10%. Um espantoso crescimento de 150%.

Outro dado, divulgado no mesmo dia, mostra a Bahia liderando o ranking nacional de mortes violentas nos três primeiros meses deste ano. Foram 1.326 ocorrências, à frente de Pernambuco (963), de São Paulo (812) e do Rio de Janeiro (781). A informação é do Monitor da Violência do site G1 e da Universidade de São Paulo (USP).

Pressionado pelo avanço dos números negativos e insistentemente apontado pela oposição, em plena campanha eleitoral, como responsável pela dramática situação, o governador Rui Costa , que no mês passado havia autorizado a realização de concurso para 1.000 vagas de policiais civis, resolveu aumentar a força da tropa: anunciou novo certame para a contratação de mais 2.000 policiais militares e determinou a aquisição de 1.000 fuzis.

Mas até lá tem que solucionar outro problema: o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia anunciou que mais de 400 delegados entregaram os cargos comissionados. Protestam pelo tratamento que dizem receber do governador, que, segundo a entidade, se recusa a discutir as reivindicações da categoria.

Enfim, os problemas na área explodem e se acumulam na mesma proporção em que aumenta o medo da população. Medo que que rompe os laços de solidariedade pois, como lembra o poeta, “esteriliza os abraços” e faz o amor refugiar-se “mais abaixo dos subterrâneos”.

Vivemos um tempo de guerra.

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A situação ocorreu nessa quarta-feira...

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro de Freitas, no último sábado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje. A...

GRANDE SUSTO! Joalheria Vivara do Shopping Paralela é assaltada

Uma unidade da joalheria Vivara, localizada dentro do Shopping Paralela, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (24/04)....