Coluna do Meio: cenário no Território de Irecê; Túnel do Tempo com a vitória de Waldir; e a futura Operação “Poço sem Fundo”


1. Direto do túnel do tempo:
Vira e mexe, algum político cita a eleição de 1986, ano em que Waldir Pires, então PMDB, venceu Josaphat Marinho (PFL) com mais de 66% dos votos. Naquele pleito havia um sentimento muito forte de mudança e um cansaço do carlismo. Com isso a estrutura de poder não foi suficiente para impedir a vontade popular. Muitos acreditam que hoje há uma situação semelhante. Porém, cada caso é um caso e cada eleição é uma eleição.

2. Com o avanço do PT no interior, é bom lembrar que só quem é traído é quem está no poder. Em 1986 diziam: “Já comi, já bebi, agora é Waldir”. Por outro lado, é bom uma ‘minoria’ do União Brasil não subestimar a força do 13 e de Lula. Afinal, são 4 vitórias consecutivas.

3. Operação “Poço sem Fundo”: Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, confidenciou a alguns deputados baianos estar muito preocupado com a situação de um determinado órgão federal com sede em Salvador. A situação é tão grave que a Polícia Federal não demora muito a entrar em ação, inclusive, com ordens de prisão.

4. Operação “Poço sem Fundo” II: A investigação em curso tem diversas curiosidades, como por exemplo, desvio de emendas. Pelo menos três deputados teriam sido lesados: Marcelo Nilo, Sérgio Brito e Dayane Pimentel.

5. Cruz das Almas: Ligado ao pré-candidato ao governo, João Roma, o prefeito Ednaldo Ribeiro anda extremamente preocupado por conta da rejeição e críticas que vem sofrendo na região devido ao apoio do time de Jair Bolsonaro. Não se surpreenda com uma eventual mudança.

6. Povo fala: “Ah, eu vou votar em Lula e tô esperando ele fizer quem vai ser o candidato a governador dele. Aí vou analisar, né? A gente também né burro de carga que aceita qualquer coisa, não. Mas presidente é Lula”, disse, neste domingo (22/05), um morador do Subúrbio Ferroviário de Salvador que trabalha no setor de entrega de materiais do Ferreira Costa.

7. Vazou em grupos de WhatsApp um áudio atribuído a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Correntina, Joelia Santos Silva, onde a mesma teria enviado uma mensagem para servidores: “Quem não for pra Santa Maria domingo, segunda-feira não precisa voltar pra trabalhar que já está demitido, viu?! Avise pro pessoal aí”. No domingo (22/05), aconteceu um evento de pré-campanha de Jerônimo Rodrigues na cidade vizinha a Correntina.

Território da região de Irecê

O Território de Irecê possui mais de 400 mil habitantes e reúne 20 municípios: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique. Veja abaixo a situação de cada cidade e as principais lideranças.

*América Dourada – Tem como prefeito o ex-petista e atualmente filiado ao PL, Joelson, que tem uma mágoa de Rui Costa referente ao ano de 2016, pois quando perdeu aquela eleição, durante um evento, 15 dias depois, houve uma inauguração do Governo do Estado. Não deixaram o homem subir no palco.

*Barra do Mendes – O prefeito Tonho (PDT) é ligado a Elmo Vaz (Irecê) e deve seguir com Jerônimo. Ex-prefeito Dr. Nel, que foi gestor da cidade quatro vezes, vota com ACM Neto

*Barro Alto – Orlando Amorim (PL) vota com Jerônimo e a banda B é liderada por Dadê, que perdeu por 30 votos e está com ACM Neto

*Cafarnaum – A prefeita Sueli Novais (PL) é ligada a Zé Carlos Araújo e a tendência é votar com ACM Neto. A banda B, que é liderada pelo ex-prefeito Wilson Macambira, também está com Neto.

*Canarana – O prefeito Zeni (PL) já declarou apoio a ACM Neto. Já a banda B, liderada por Marleide (PSD), vota com Jerônimo.

*Central – O vice-prefeito assumiu o mandato há quatro meses após o prefeito ser caçado. O jogo está embolado.

*Gentio do Ouro – O prefeito Robério é ligado aos pré-candidatos a deputados federal e estadual, nessa ordem, Félix Júnior e Emerson Penalva. Deve votar com ACM Neto. O líder da Oposição Junior (PSB) votará com Jerônimo.

*Ibipeba – O prefeito Demostenes (PSD) e parte da oposição liderada por Dr. Israel votam com Jerônimo. Uma pequena parte da oposição está com ACM Neto.

*Ibititá – A prefeita Nilvinha (PSD) vota com Jerônimo e Afonso (PSDB), que perdeu por 300 votos, apoia ACM Neto.

*Ipupiara – O prefeito Alcir Leite (REP), que já acumula cinco vitórias, vota com ACM Neto e a banda B vota com Jerônimo

*Irecê – O prefeito Elmo Vaz vota com Jerônimo e o ex-prefeito Luizinho apoia ACM Neto. O município deve ser palco de uma das disputas mais acirradas da Bahia.

*Itaguaçu da Bahia – O prefeito Adãozinho é do PSD, partido da base do PT. Porém, tem forte amizade com netista Reinaldinho, de Xique-Xique. Seu posicionamento ainda é um mistério. A banda B vota com Jerônimo.

*João Dourado – O prefeito Di Cardoso (PL) deve votar em ACM Neto, pois Rui Costa tirou o PT dele na última eleição e deu para o seu opositor Juninho, que é do PSD.

*Jussara – Tarcinho (PP) vota com ACM Neto e a oposição liderada por Ailton do PSD vota em Jerônimo.

*Lapão – Prefeito Márcio vota com Jerônimo e o ex-prefeito Ermenilson vota com ACM Neto.

*Mulungu do Morro – Foram dois professores na última disputa. O prefeito Edimario Boaventura, que venceu com 18 votos de frente vota em Jerônimo. A banda B vota com ACM Neto.

*Presidente Dutra – Prefeito Robertão, que é ligado a Lucio Vieira Lima e já está no terceiro mandato, vota com Jerônimo. A oposição também vota com Jerônimo.

*Uibaí – Prefeito está em cima do muro e é ligado a Félix Júnior. A oposição vota com Jerônimo.

*São Gabriel – prefeito Hipólito e a oposição, liderada pelos ex-prefeitos Edes Rocha e Gea Rocha, votam com ACM Neto

*Xique-Xique – Prefeito Reinaldinho vota com ACM Neto e a oposição está com Jerônimo.

FEDERAIS MAIS FORTES DA REGIÃO DE IRECÊ: Luizinho Sobral, Elmar Nascimento, Diego Coronel, Jonga Bacelar, Félix Júnior e Paulo Azi.

ESTADUAIS MAIS FORTES DA REGIÃO IRECÊ: Cafú Barreto, Fabíola Mansur, Zé Carlos da Cebola, Pedro Tavares, Emerson Penalva, Jacó, Luciano Ribeiro e Ricardo de Lapão.

Últimas Noticias

Fim da dupla Simone e Simaria é confirmado

As irmãs Simone e Simaria confirmaram em portagem nas redes sociais, nesta quinta-feira (18/08), o fim oficial da...