Primeira edição da Literatur segue até sábado com programação gratuita no MAM-BA

A primeira edição do Circuito Literário da Bahia – Literatur teve início quinta-feira (26), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador, com programação totalmente gratuita. O evento promovido pela Mais Ações Integradas e apoiado pelo Governo do Estado, segue até sábado (28) e tem por objetivo promover a importância da literatura para a difusão da cultura e do turismo em diversos destinos do estado. A proposta é percorrer várias cidades baianas, com um leque amplo de opções turísticas.

A programação conta com apresentações musicais, recitais, lançamento de livros, contação de histórias e mesas de conversas sobre diferentes temas ligados à proposta da Literatur. Nomes como Eliana Alves, Mariana Guimarães, Malu Fontes, Cássia Vale, Hugo Canuto, Ramon Cruz, Aldri Anunciação e Luana Souza falam sobre suas experiências literárias nas mesas que acontecem nos três dias do evento. O circuito conta ainda com um espaço reservado para a promoção do livro e incentivo à leitura. Participam do espaço as editoras baianas Caramurê, LDM, Solisluna e Edufba.

O homenageado desta primeira edição foi o poeta, cantor, compositor e músico, José Carlos Capinan, autor de clássicos da MPB, como: “Ponteio”, “Soy loco por ti, América”, “Gotham City”, Movimento dos barcos” e “Papel machê”. O homenageado, que hoje ocupa a cadeira de número 36 na Academia de Letras da Bahia, não pode estar presente no evento, mas, através de um vídeo de abertura, agradeceu a homenagem e garantiu que eventos como esse ascendem a inspiração e retomam o discurso sobre diversidades e políticas culturais importantes para o nosso legado baiano.

O escritor Edgard Abbehusen e a jornalista Camilla França são responsáveis pela curadoria do Circuito, e abriram a primeira mesa do evento convidando a premiada escritora Eliana Alves Cruz, autora do livro Água de Barrela. A obra conta a história de sua família, desde a África até os dias atuais aqui no Brasil. Segundo Eliana, a iniciativa traz um legado de ampliação do discurso literário através da articulação de novos desafios e da produção criativa.

A programação completa do Literatur pode ser obtida através do perfil oficial do evento no Instagram: @literaturbahia.

Últimas Noticias

Micro e pequenas empresas já podem aderir ao Pronampe

Apartir desta quinta-feira, 30 de junho, as micro e pequenas empresas já poderão buscar junto ao banco de sua...