Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Governo do Estado participa da Bahia Farm Show com patrocínio, serviços e ações

O Governo do Estado participa da 16ª edição da Bahia Farm Show, evento realizado pela Associação do Produtores Irrigantes do Oeste da Bahia e que acontece no município de Luís Eduardo Magalhães, de 31 de junho a 4 de junho. Além de ser um dos patrocinadores da feira, o governo vai levar para uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro ações e serviços desenvolvidos por diferentes secretarias e órgãos.

Entre os destaques estão os estandes das secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), que também marcará presença na feira com a Casa de Chocolate, e do Desenvolvimento Rural (SDR), cujo foco é a agricultura familiar. A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) terá estande próprio e contará com equipe especializada para agilizar negócios na maior feira do agronegócio do norte e nordeste do país.

No estande da Seagri, também estarão presentes as secretarias do Planejamento (Seplan), Turismo (Setur), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Econômico (SDE), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Meio Ambiente (Sema). Além disso, serão apresentados as ações e serviços da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Bahia Pesca, órgãos vinculados à Seagri.

Casa do Chocolate

Uma das atrações da Seagri na feira será a Casa do Chocolate. O espaço irá abrigar os produtos de cerca de 30 marcas baianas, apresentando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Agricultura junto a essa cadeia produtiva. A Casa do Chocolate representa um incentivo à produção do cacau na região oeste, onde os plantios vêm alcançando na produtividade expressivamente maior do que em áreas tradicionais da Bahia e do Brasil.

Agricultura familiar

Já o estande da SDR vai abrigar 34 empreendimentos da agricultura familiar de todas as regiões do estado, sendo 12 do oeste. Em um espaço de 900 metros quadrados, os visitantes terão oportunidade de conhecer e adquirir produtos derivados de cacau, abacaxi, umbu, café, leite, entre outros, além de cortes especiais de cabritos e cordeiros e artesanatos e biojoias. A produção de quilombolas e indígenas também marca presença.

O estande conta com um auditório para a realização de palestras e cursos direcionados ao público da agricultura familiar e economia solidária. Haverá ainda rodadas de negócios com comerciantes e empresas do setor varejista, com foco em novos investimentos e parcerias.

Financiamento

Presente em todas as edições anteriores da feira, a Desenbahia disponibilizará linhas de financiamento para investimentos em aumento da produção, modernização das instalações, além de compra de máquinas e equipamentos (inclusive importados) para o agronegócio baiano. Podem solicitar crédito rural todos os produtores, tanto pessoa física quanto jurídica.
A Desenbahia é reconhecidamente a instituição com o menor custo efetivo total e os prazos de financiamento mais longos. Além disso, a agência não cobra taxa Flat, o que já reduz substancialmente o custo das suas operações.

O foco de sua equipe técnica será agilizar os negócios realizados durante o evento. Participam da equipe analistas de crédito, analistas de cadastro e outros gerentes da Agência de Fomento.

Sustentabilidade

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também marcarão presença na Bahia Farm Show. Na ocasião, os técnicos ambientais levarão informações para os agricultores e visitantes que passarem pelo estande “Meio Ambiente e Sustentabilidade” sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir). Será possível saber mais sobre os benefícios do cadastro, objetivos da política pública, entre outras questões sobre regularização ambiental na Bahia.

Turismo

A Setur também participará da Bahia Farm Show realizando um receptivo especial com a distribuição de lembranças e produtos de origem baiana, como as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, cocada e chocolate.

Na oportunidade, também serão divulgadas as 13 zonas turísticas do estado, com destaque para os Caminhos do Oeste. A região tem entre seus principais atrativos o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa, além de corredeiras, cachoeiras e grutas nos municípios como Barreiras, Correntina, Cocos, Formosa do Rio Preto e São Desidério.

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo esta semana. Trata-se da Caravana...

PERSE: aprovado na Câmara projeto com incentivos ao setor de eventos

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais do Programa Emergencial...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo...
Fundação Jose Silveira

Caravana de Direitos Humanos começa no bairro de Itapuã, em Salvador

A maior estratégia de promoção da cidadania e acesso à justiça e direitos humanos da Bahia retoma com tudo...

PERSE: aprovado na Câmara projeto com incentivos ao setor de eventos

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os...

Famílias que passaram por acolhimento provisório começam a receber Auxílio Moradia e Auxílio Emergência da Prefeitura

A Prefeitura de Salvador iniciou o pagamento dos benefícios de Auxílio Moradia para 81 famílias que passaram pelo acolhimento...

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta...