Cerca de 200 produtores rurais participam do Mutirão da Declaração ao Pronaf em Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), realizou nesta segunda (30), um mutirão para emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cerca de 200 produtores rurais marcaram presença na sede do CRAS, localizada no bairro de Caji. A atividade contou com a participação do SEBRAE e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

O evento foi aberto e gratuito a todos os agricultores que querem integrar o Programa Nacional e possuem alguma dúvida ou dificuldade. Dona Laurita Nascimento Santana, 69 anos, já é inscrita no DAP há mais de 10 anos. Ela tem uma pequena criação de galinhas no bairro do Quingoma e foi fazer a atualização do documento. “A DAP é a nossa identidade. Serve para muita coisa. A gente precisa estar em dia com nossa documentação”, disse.

O agente municipal de desenvolvimento, Wellyngton Alves Rocha, explicou que o mutirão é pensado de forma estratégica, a fim de incentivar a regularização dos pequenos agricultores. “Nosso objetivo é ter um diálogo mais próximo com o agricultor da nossa cidade. Levamos conhecimento sobre todos os seus direitos e programas de incentivo. Eles precisam ter acesso às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural. Por isso, organizamos esses encontros, para ampliar o suporte que eles precisam”, disse.

O gestor de Políticas Públicas do SEBRAE, João Paulo de Araújo, destacou que 80% dos alimentos produzidos no mundo vêm da agricultura, o que retrata a importância dos pequenos produtores na sociedade. “A primeira coisa que vocês precisam pensar é sobre a função essencial que desempenham. Vocês são responsáveis pela coisa mais importante para o ser humano, que é a comida. Mas não podem esquecer de regularizar. Grandes negócios são feitos de forma legal. Se vocês querem vender bem, precisam se formalizar”, comentou.

Em caso de dúvidas, o agricultor pode entrar em contato com o Departamento de Agricultura da SEMDESC, através do telefone: (71) 3288-8667.

Últimas Noticias

Simões Filho: Obras do Estádio Municipal atingem fase final e os moradores já comemoram

A Prefeitura de Simões Filho vem realizando grandes obras na cidade e, entre elas está a requalificação total do...