Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

O copo vazio de Jerônimo ou como o candidato atirou contra o próprio patrimônio

José Carlos Teixeira*

“É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar”
(Copo Vazio, de Gilberto Gil)

Um copo com água pela metade. Diante dele, um observador pode chegar a duas interpretações igualmente legítimas, verdadeiras: ou o copo está quase cheio ou está quase vazio. Quase, essa a palavra-chave.
É com a imagem desse copo meio cheio, meio vazio, que cientistas políticos costumam explicar, metaforicamente, o jogo retórico que se estabelece em uma disputa eleitoral.

Para o candidato do governo, a situação do país, do estado ou do município, está boa (ou seja, o copo está quase cheio) e vai ficar melhor (o copo ficará totalmente cheio), caso ele seja eleito.

Já para o candidato da oposição, a situação atual é ruim (o copo está quase vazio), vai ficar pior (ficará completamente vazio) se o candidato governista ganhar, mas com certeza ficará boa (o copo totalmente cheio) caso o eleito seja ele.

É com base nessa estrutura que se vai construir o discurso, a retórica da persuasão eleitoral, isto é, o argumento que a campanha vai utilizar para conquistar a preferência do eleitor. O ponto de partida é cada candidato dizendo como ele vê a situação atual do país, do estado ou do município em disputa, e apontando como será no futuro, caso seja eleito.

Quando se altera essa estrutura, não funciona, como ocorreu com o tucano José Serra na eleição presidencial de 2002. Governista, ele rompeu essa lógica e montou um discurso de candidato de oposição. Tornou-se um candidato de continuidade apregoando mudanças. “Serra é a mudança”, diziam as peças de sua campanha na televisão. Acabou dando um nó na cabeça do eleitor e facilitando a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

A disputa pelo governo da Bahia, faltando exatos quatro meses para a eleição, caminha nessa lógica: os governistas dizem que o Estado nunca esteve tão bem como agora, graças aos quase 16 anos de gestão dos petistas Jaques Wagner e Rui Costa, e argumentam que vai ficar ainda melhor se Jerônimo Rodrigues ganhar a eleição; por sua vez, os oposicionistas ACM Neto, do União Brasil, e João Roma, do PL, alegam que a situação da segurança, da educação e da saúde nunca foi tão ruim como agora e só vai melhorar caso um deles seja eleito – sendo que o um, no caso, é o próprio, evidentemente.

Sabatinado na semana passada por jornalistas do portal UOL e da Folha de S. Paulo, o candidato da base governista inverteu essa lógica e admitiu que o copo está quase vazio, ao reconhecer que, de fato, a situação nessas três áreas não é boa. E cravou, para espanto dos patrocinadores de sua candidatura: não se espere uma solução nem mesmo na gestão dele, caso venha a ser eleito, pois são problemas estruturantes, parte da herança maldita que o PT recebeu há 16 anos, e que não podem ser revertidos em menos de 30 anos – ou seja, daqui a pelo menos 14 anos.

Inábil no jogo eleitoral, pouco afeito à retórica das campanhas, jogou a solução de tão graves problemas para um futuro distante – tudo o que o eleitor, ávido para ver o copo cheio, exigindo respostas imediatas para os graves problemas na segurança, na educação e na saúde, não quer ouvir nesse momento.

Em outras palavras, usando uma expressão corriqueira entre os comentaristas de futebol: atirou contra o próprio patrimônio. Na seara da disputa política eleitoral, o professor ainda tem muito a aprender.

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma pistola 21 munições e dois...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...