Prefeitura Municipal de Savaldor

Coluna do Meio: Itabuna anima petistas; cenário da Costa do Descobrimento; e os contra-cheques falsificados pelo 171 do Subúrbio

1. O evento em Itabuna com 8 mil pessoas, sábado (04/06), deu ânimo a militância petista e ao pré-candidato ao governo Jerônimo Rodrigues. Porém, o espaço lotado não é novidade, já que é comum operações com investimento em ônibus e pessoal para deixar eventos políticos cheios. Destaque para o ex-jogador e pré-candidato a deputado estadual, Marcone, que mobilizou uma turma grande. Mas o que realmente surpreendeu foi a animação do ex-carlista e atual prefeito do principal município do litoral sul baiano, Augusto Castro (PSD), pois muitos acreditavam que o gestor migraria para o time de ACM Neto. Mero engano. Castro provou que está 100% fechado com o PT.

2. Modo Niltinho Ativado: Pré-candidato a reeleição, o deputado estadual ganhou um reforço de peso na sua campanha. Trata-se do deputado federal e pré-candidato a suplente de senador, Ronaldo Carletto (PP), que rompeu politicamente com Robinho (União Brasil), seu antigo afilhado. Agora Carletto só tem olhos para os sobrinhos Neto Carletto (pré-candidato a federal) e Niltinho, que meteu dança e até cantou em Coaraci durante o aquecimento do São João.

Niltinho Coaraci

3. 171 do Subúrbio! Uma “liderança comunitária laranja” chegou em uma localidade do bairro de Periperi prometendo mundos e fundos. O sabidão está sendo investigado por falsificar contra-cheques de servidores da ALBa para, posteriormente, conseguir empréstimos pomposos em bancos. Inclusive, a esposa foi funcionária fantasma de um deputado estadual. O objetivo dos cargos e da investida é alavancar a pré-candidatura natimorta da filha do referido deputado.

4. Brocou! O prefeito de Xique-Xique, Reinaldinho Braga, surpreendeu nos bastidores da política ao anunciar o São João com atrações de peso, a exemplo de Devinho Novaes e Cláudia Leitte.

Festa Xique

5. Irecê: Na próxima quarta-feira (08/06), acontece o lançamento da pré-candidatura de Luizinho Sobral para deputado federal. Na ocasião, estarão presentes diversas lideranças políticas, a exemplo de ACM Neto e Cacá Leão.

6. Queda livre: O deputado estadual Laerte de Vando (PSC) e seu pai já não tem a mesma força que há quatro anos em Monte Santo e perdeu importantes redutos, como o município de Curaça. No pleito de 2018, o jovem teve 55.007 votos. Agora, se bater 35 mil será uma surpresa. Enquanto isso, o vereador Ricardo Almeida (PSC), concorrente direto da família Vando, vai desbravando o interior da Bahia com muita fé e trabalho.

7. Santo Amaro: Os pré-candidatos a deputado estadual César do Pão e Aninha Melo devem estar animados e não é para menos, pois os números não mentem. Já o ex-prefeito Ricardo Machado, apesar de ter um público fiel na cidade, nem de longe está próximo do provável primeiro colocado.

8. Serrinha: O pré-candidato bolsonarista ao governo João Roma esteve na capital sisaleira e fez uma carreata, mas o que mais chamou a atenção foi a ausência do prefeito Adriano Lima. O gestor costuma aparecer em registros com Roma, porém, não esconde de ninguém que gosta muito de ACM Neto.

9. O Carrancudo: O filho do Pastor Sargento Isidório, Tancredo, não vem tendo um bom desempenho nas pesquisas internas e para piorar, o pai dificilmente terá a expressiva votação de 2018, quando assinalou 323.264 votos. Agora a expectativa é que o presidente do Avante não ultrapasse os 200 mil votos. Vale lembrar que Carrancudo teve uma votação pífia para vereador de Salvador com menos mil votos. Será que agora bate 50 mil?

10. Território da Costa do Descobrimento: conta com oito municípios e um cenário favorável ao pré-candidato ao governo ACM Neto (União). Além disso, é a região onde o petista Jerônimo Rodrigues deve ter, proporcionalmente, a menor quantidade de votos e com chances reais de ficar atrás do bolsonarista João Roma. Abaixo, a situação de cada prefeito:

– Belmonte – prefeito Bebeto Gama (PP) é ligado ao deputado federal Cláudio Cajado, porém, tem simpatia com Jerônimo. Não anunciou apoio ainda.
– Eunápolis – cidade comandada por Cordélia Torres (União Brasil), uma das principais apoiadora de ACM Neto.
– Guaratinga – Também do União Brasil, Marlene Dantas vota com Neto.
– Itabela – Filiado ao Republicanos, o prefeito Luciano Francisqueto é um empresário bem sucedido e independente. Para deputado federal, vota no ‘independente’ Uldurico Júnior. Para deputado estadual, deverá apoiar Robinho e Niltinho, ambos da base de Neto.
– Itagimirim – O prefeito Luizinho (Podemos) é ligado ao prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL). Ainda não definiu quem apoiará, mas a tendência é seguir com João Roma ou ACM Neto.
– Itapebi – O prefeito Peba (PP) é ligado ao deputado federal Ronaldo Carlleto (PP). Embora não tenha anunciado oficialmente, tem forte tendência em seguir com ACM Neto.
– Porto Seguro – Ex-deputado, político experiente e principal líder político da região, Jânio Natal apoia Jair Bolsonaro para presidência da República. Porém, quando o assunto é governo do Estado costuma ser cauteloso, pois seu principal objetivo é vencer o PT. A tendência é apoiar ACM Neto ou João Roma.
– Santa Cruz Cabrália – O prefeito Angelo Santos (PSD) é ligado ao casal Cláudia e Robério Oliveira. Apoiará Jerônimo Rodrigues.

Prefeitura Municipal de Savaldor
Fundação Jose Silveira

“Tomou chumbo na asa em todas”, diz Elinaldo sobre vitórias em cima de Luiz Caetano

Ramon : O prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (União Brasil), não se conteve durante o discurso de...