Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ACM Neto critica redução do contingente policial nos 16 anos de governos do PT; número saiu de 31 mil para 29 mil profissionais

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) criticou nesta terça-feira (14) a redução do contingente de policiais na Bahia ao longo dos últimos 16 anos, quando o estado foi gerido pelo PT. O ex-prefeito de Salvador destacou que, enquanto o número de crimes, inclusive com mortes violentas, disparou nesse período, a mobilização das tropas diminuiu. E isso explicaria, segundo ele, a marca baiana de líder de assassinatos no Brasil em todos os anos desde 2017.

“Em 2006, a Bahia tinha na sua tropa 31 mil policiais. Hoje, tem 29 mil. Nesses 16 anos que as cidades cresceram, a população do estado cresceu e os problemas se multiplicaram. O tráfico chegou tomando conta de tudo. No entanto, a quantidade de policiais caiu em termos absolutos. Esse é um retrato de como o PT conduziu a segurança da Bahia. Hoje, mais de 290 cidades têm apenas dois policiais, que trabalham em esquema de revezamento. Delegacias estão caindo aos pedaços, sem delegados. Aí a consequência, infelizmente, é que o terror tomou conta da Bahia”, disse em entrevista à rádio Sauípe FM, de Mata de São João.

ACM Neto anunciou ainda que no início de julho visitará Minas Gerais, Goiás e São Paulo, estados que têm obtido êxito na redução da criminalidade nos últimos anos. O objetivo, segundo ele, é conhecer de forma mais aprofundada as medidas tomadas por lá e assim reforçar o seu plano de governo para os próximos quatro anos na Bahia.

O pré-candidato do União Brasil citou outro problema, que contribui para a onda de violência crescente: os resultados da Bahia na educação pública. O estado teve o pior desempenho do Brasil no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para o ensino médio.

“Infelizmente, depois de 16 anos no governo da Bahia, o legado do PT, infelizmente, é nos deixar no último lugar na qualidade de ensino do Brasil. O tempo perdido se agravou com a pandemia, porque os alunos da rede estadual ficaram praticamente dois anos sem aulas. E agora, com a retomada, não existe um plano de educação à distância ou de complementação do ensino no contraturno. Não existe nenhuma estratégia para recuperação do conteúdo que não foi dado. Pelo contrário, o que a gente vê na Bahia é a aprovação automática. O colégio vai lá e carimba ‘aprovado’ sem que o aluno tenha aprendido de verdade”, disse Neto.

Ele lembrou que a maior vítima dessa combinação de violência com má educação é o futuro da Bahia: “Nossas crianças e jovens, principalmente os negros, pobres, que moram nas áreas mais carentes. Porque são esses que estão nas ruas, acabam capturados pelo crime organizado e com isso sequestram o futuro dessas pessoas e de suas famílias. É preciso virar esse jogo e, para isso, é será fundamental um governador que mude a postura da segurança pública. Jaques Wagner e Rui Costa foram omissos nessa área, se esquivaram da responsabilidade”.

*Bom exemplo*
Ele citou a rede de Mata de São João como um bom exemplo de gestão municipal da educação, sobretudo nas gestões de João Gualberto e Marcelo Oliveira, ambos do PSDB. Neto disse que se inspira nos bons exemplos como esse, dados por municípios baianos, mas também de outros estados para reforçar o seu plano de governo.

“Tenho uma série de projetos, como a criação de um fundo em parceria com as prefeituras para dar suporte pedagógico, para que o município possa intervir na qualidade do ensino desde as primeiras séries e ajudar as prefeituras que têm dificuldade maior. Quero pegar o caso do Ceará, que remunera os municípios que registram avanços na qualidade do ensino. Pegar também o bom exemplo de Pernambuco e de São Paulo, que leva ensino integral aliado à tecnologia, para que haja o complemento escolar no contraturno”, disse o ex-prefeito de Salvador.

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de estimular jogos de azar e...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...
Fundação Jose Silveira

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...