Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Mais de 110 mil cidadãos se vacinaram contra Covid-19 nos mutirões em Salvador

Fotos: Lucas Moura/Secom

O Arraiá da Vacinação, montado na terça-feira (14) pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou marca superior a 24 mil soteropolitanos vacinados contra Covid-19. Com o êxito das últimas estratégias, a capital baiana elevou para 97% o percentual de cobertura vacinal tanto com a 1ª quanto com a 2ª dose do imunizante, e para 69% a cobertura da 3ª dose, com 110 mil soteropolitanos imunizados no total.

O secretário da SMS, Decio Martins, atribui os expressivos resultados ao apoio massivo da população que tem compreendido a importância de completar todo o esquema vacinal, sobretudo, com a proximidade das festas juninos. “Continuaremos investindo forte nessas estratégias, pois os soteropolitanos voltaram a comparecer em nossos postos de vacinação, e os números estão melhorando paulatinamente. Os mutirões e o Arraiá estão cumprindo o propósito de motivar a população a irem se vacinar. Conclamamos a todos que ainda não receberam os imunizantes pendentes para que façam a sua parte o quanto antes, pois a segurança de todos depende disso”, alerta.

Estratégia geral – Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura retomou a imunização de todas as doses nos postos da capital. Até as 16h, além dos postos fixos convencionais, a estratégia também terá três pontos com drive-thru para imunização adulta: 5º Centro de Saúde, nos Barris; Shopping Bela Vista; e no Atakadão Atakarejo, de Fazenda Coutos. Em seis horas de estratégia, já foram vacinados 16 mil cidadãos.

Durante a mobilização, as unidades disponibilizarão as 1ª e 2ª doses da vacinação infantil, para crianças de 5 a 11 anos, inclusive os pequenos com imunossupressão, bem como, as 3ª e 4ª doses para a população adulta elegível. A aplicação da 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais acontece no esquema “Liberou Geral”, ou seja, o imunizante é aplicado independentemente do indivíduo ser morador de Salvador ou não ter tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia. Já para ter acesso à 4ª dose, as pessoas com 50 anos e trabalhadores da saúde devem ter um intervalo de quatro meses do recebimento da 3ª dose, ou seja, estão habilitados aqueles que tomaram até 15 de fevereiro de 2022. É necessário ter o nome na lista do site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. Os postos podem ser conferidos no site da SMS e nas redes sociais da Prefeitura.

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe na última semana. O garoto...

Reconhecimento Facial contabiliza 55 mil pessoas no primeiro dia da Micareta de Feira 2024

Cerca de 55 mil pessoas curtiram o primeiro dia da Micareta de Feira 2024, encerrado na madrugada desta sexta-feira (19). Número foi registrado pelas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe...
Fundação Jose Silveira

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe...

Reconhecimento Facial contabiliza 55 mil pessoas no primeiro dia da Micareta de Feira 2024

Cerca de 55 mil pessoas curtiram o primeiro dia da Micareta de Feira 2024, encerrado na madrugada desta sexta-feira...

Lula, Lewandowski e Sonia Guajajara homologam terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Sonia Guajajara...

MISTÉRIO: Homem viaja para realizar entregas no norte da Bahia e desaparece

Um homem de 43 anos está desaparecido desde o dia 5 de abril, quando saiu de casa, no município...