Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

6 hábitos que você deve evitar para diminuir a queda de cabelo

Os cabelos podem ficar fracos e propensos à quebra por várias razões, incluindo (mas não se limitando a): tração excessiva ao prender, coloração, falta de hidratação e estresse. “A genética é outro fator que pode determinar se seus fios são fortes ou mais propensos a cair. A preocupação com a queda capilar deve ser um alerta se os fios se desprendem espontaneamente, em número igual ou maior que 100, se ocorre uma perda de densidade, se o volume capilar diminuir acentuadamente ou a queda persistir por tempo acima de sessenta dias ou ainda aparecimento de falhas”, afirma a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

Hoje muitos tratamentos, desde suplementos a lasers e home devices, são indicados para o controle da queda capilar, mas há uma lista de seis hábitos que você deve abolir da sua vida. Descubra ainda 9 alimentos para queda de cabelo.

Lavar a cabeça com água quente – “Evite água superquente quando enxaguar o cabelo, pois o calor abre a cutícula e retira os óleos do cabelo, deixando-o seco e quebradiço. Além disso, há o risco de causar caspa e piorar o resultado dos tratamentos de crescimento capilar”, explica a médica. Use sempre água morna ou fria.

Secar o cabelo com temperatura muito alta – Um erro comum e facilmente evitável que muitas pessoas cometem é secar os cabelos na configuração mais quente possível, o que, como o uso de água quente, não é a opção mais segura para fios frágeis. “Ao secar o cabelo, use sempre a definição de calor mais baixa em seu secador e certifique-se de manter o bocal a uma distância decente do seu cabelo, especialmente nas extremidades. Pode demorar um pouco mais para secar completamente, mas ajuda a manter seu cabelo saudável. Opte também por produtos que ofereçam proteção térmica aos fios”, explica.

Prender o cabelo demais

“Evite rabos de cavalo mega apertados, pois a tensão pode e vai quebrar o cabelo”, diz a dermatologista. Os melhores prendedores ou xuxinhas são feitos com tecido mais suave. O melhor é evitar, principalmente, os prendedores de silicone, os de borracha ou grampos. Mas se não puder, uma alternativa é usar os “hashis” de madeira ou plástico.

Produtos com muito álcool

Faça o seu melhor para evitar produtos que tenham alto teor de álcool. “Eles secam o cabelo e acabam fazendo com que fique craquelado e quebradiço”, diz ela. Então, se você está observando a lista de ingredientes de um produto e o álcool está entre os primeiros, definitivamente é de seu interesse não comprá-lo.

Dormir com o cabelo preso

Se o seu cabelo é propenso a quebrar, você nunca deve dormir com o cabelo preso, pois isso atrapalha os fios, resultando em mais danos do que a maioria das pessoas imagina. “O dano é ainda pior se você prender os cabelos com tração ou penteados que puxem a raiz”, afirma. O ideal é colocar o cabelo para baixo e investir em uma fronha de seda, o que ajudará a reduzir o atrito.

Dormir com o cabelo molhado

“Esse é um hábito que compromete a saúde capilar. Os fios úmidos ficam frágeis e quebram mais em contato com o travesseiro. Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar”, explica a dermatologista. O que fazer? “Aplique um protetor térmico e depois use o secador”, finaliza.

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e liberados? Para 31% dos entrevistados...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de todo dia. O barbeiro Patrick...

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...
Prefeitura Porto Seguro

Ataque ao congresso: mais de 30% dos brasileiros quer perdão a condenados

Os presos por conta ataques ao Planácio, em Brasília, onde ficam localizados os três poderes, deveriam ser perdoados e...

“TÁ ME TIRANDO?” Baiano viraliza ao colocar bandeira de times rivais como capa de corte em véspera de BaVi

O confronto entre Bahia e Vitória acontece apenas do domingo (31/03), mas a rivalidade entre os torcedores é de...

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....