Coluna do Meio: Fofocas sobre vice de ACM Neto; portabilidades; votos válidos para Governo da Bahia; e os trunfos e estrutura dos pré-candidatos

1. O Informe Baiano fez um levantamento sobre os trunfos e parte da estrutura dos três principais pré-candidatos ao Governo da Bahia para respaldar a sua comunicação. Em primeiro lugar apresentamos o posicionamento de cada candidato nas redes sociais:

ACM NETO
Instagram – 934 mil seguidores
Facebook – 544 mil seguidores
Twitter – 472 mil seguidores

JOÃO ROMA
Instagram – 99 mil seguidores
Facebook – 46 mil seguidores
Twitter – 52 mil seguidores

JERÔNIMO RODRIGUES
Instagram – 45 mil seguidores
Face – 5 mil seguidores
Twitter – 5 mil seguidores

1.1. Outro fator importante é o tempo dos programas de rádio e televisão, além das inserções através de spots. O tempo de cada candidato será apresentado oficialmente ainda em agosto. Baseado nos partidos que apoiam cada pré-candidato, vamos aos números:

ACM NETO – 290 SPOTS
JERÔNIMO – 200 SPOTS
JOÃO ROMA – 40 SPOTS

1.2. Em relação ao tempo de programa rádio/TV, somando o tempo dos 6 maiores partidos que apoiam cada candidato, a conta seria a seguinte:

ACM NETO – 151,2 minutos
JERÔNIMO – 125,4 minutos
JOÃO ROMA – 22,9 minutos

1.3. Por fim, apresentamos mais uma variante que certamente será importante no jogo eleitoral majoritário: a quantidade de pré-candidatos a deputado federal e estadual de cada Majoritária. Nesta estimativa consideramos nomes com potencial acima de 5 mil votos. Naturalmente que esse quantitativo crescerá para todos os partidos, principalmente com a inclusão de candidaturas femininas inexpressivas para atender a legislação eleitoral.

PARTIDOS QUE DEVERÃO APOIAR ACM NETO
União Brasil, PSDB/Cidadania, PP, PDT, Solidariedade, Podemos, PSC e Republicanos.
Candidatos a federal com potencial acima de 5 mil votos: 140
Candidatos a estadual: 230

PARTIDOS QUE DEVERÃO APOIAR JERÔNIMO RODRIGUES
PT/PCdoB/PV, PSD, MDB, PSB, Avante e Patriotas.
Candidatos a federal: 100
Candidatos a estadual: 130

PARTIDO QUE APOIARÁ JOÃO ROMA
PL
Candidatos a federal: 15
Candidatos a estadual: 20
Observação: Roma deverá ter o apoio do PTB.

2. PT em Juazeiro: A coordenação da campanha do pré-candidato ao Governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues, conseguiu reunir na quinta maior cidade da Bahia, esse final de semana, importantes lideranças de toda região Norte. Inclusive, vereadores que chegaram a cogitar apoio para ACM Neto estavam presentes.

3. Denúncias contra Leo Prates: O deputado estadual, que se recusou a assinar a CPI da Covid contra o Governo do Estado, foi alvo de denúncias gravíssimas de vereadores da base do PT sobre sua gestão na Secretaria Municipal de Saúde. Carlos Muniz, vereador do PTB, questionou diversos contratos e apontou irregularidades em licitações.

4. PT torce por Nilo na vice de Neto: Lideranças partidárias ligadas ao PT e ao MDB tem plantado nos bastidores que se o líder do União Brasil não escolher o ex-filiado do PSB para sua chapa majoritária cometerá um grande erro estratégico.

5. Nilo quer saber: Durante eventos no Território do Sisal, o deputado federal fez o seguinte questionamento a diversos deputados: “E aí, você está achando o que da vice?”. O ex-presidente da Assembléia Legislativa por 10 anos também relatou para uma liderança: “Neto tem que resolver logo minha vida”. Não era Nilo que arrotava nos quatro cantos que seria o vice de ACM Neto?

6. Vice: Questionado pelo Informe Baiano sobre o tema, um cacique do time de ACM Neto, afirmou: “Pode ser uma mulher realmente”. Esse mesmo moço dizia com convicção, há um mês, que Nilo seria o vice. Inclusive, foi uma das pessoas que teriam sido consultadas por Neto sobre o que achava de uma mulher na vice. Além disso, há uma pesquisa qualitativa em andamento

7. Lula no 2 de Julho: Com alta popularidade na Bahia, o ídolo petista caminhará na Festa da Independência da Bahia ao lado do afilhado do governador Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, que ainda não conseguiu decolar nas pesquisas. Porém, com essa movimentação e outras com Lula que estão por vir, a tendência é de crescimento.

8. Pesquisa/Votos válidos: O levantamento Informe Baiano/Séculus realizado entre os dias 6 e 9 de Junho mostra que Lula vai ter muito trabalho para emplacar seu candidato na Bahia. Em relação aos votos válidos, no primeiro cenário do estudo, ACM Neto (UB) aparece com 74,64% contra 15,02% do petista. João Roma (PL), que é ligado a Jair Bolsonaro, tem 8,8%. Já Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) tem 0,97% e 0,57%, respectivamente. Foram entrevistadas 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial, em 72 municípios baianos. A margem de erro da amostragem é de 2,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-05997/2022.

9. Sandro Bahiense: O vereador e filho da Liberdade está animado na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBa). Nos bastidores, Bahiense diz que vai garantir a quinta vaga do PP. Para isso, quer ter mais de 15 mil votos em Salvador e trabalha em mais 20 municípios. “Vou ser a surpresa dessa eleição, eles que se segurem. E no 2 de Julho, vou desfilar com meu Exército: mais de duas mil pessoas”, revelou o Simbolizador da Paz.

10. Marcinho Oliveira: fechado com quase 20 prefeitos e vice-prefeitos, além de mais de 50 vereadores, o pré-candidato a deputado estadual Marcinho Oliveira deve ser um dos cinco mais votados no dia 2 de Outubro. Nos bastidores, a conta é que o ex-vice-prefeito de Santaluz atinge 80 mil votos. Esse final de semana, ao lado de Neto, mostrou força e impressionou até o experiente pré-candidato ao Governo pelo UB.

11. Rei dos Votos: O pré-candidato a reeleição para deputado federal, Elmar Nascimento (UB), esteve em um ato, neste domingo (19/06), em Jussari, com o prefeito Antônio Valete (PSD). O evento chamou atenção nos bastidores pelo fato do gestor ser muito ligado ao governador Rui Costa (PT). Elmar, diante de centenas de eleitores, exaltou ACM Neto e soltou o sarrafo no PT: “São 16 anos que esse povo está no poder, 16 anos de atraso. Eu não me contento com isso e vocês não podem se contentar”.

12. Portabilidade? Os prefeitos Zé do Povo (Ourolândia) e Reginaldo Sampaio (Quixabeira), ambos do União Brasil, recepcionaram o pré-candidato ao Governo João Roma durante encontro com lideranças na cidade de Jacobina. Conforme a assessoria de Roma, Reginaldo declarou que o bolsonarista “é um homem que luta pela Bahia e vem fazendo mudanças importantes para o Brasil”.

13. Portabilidade II: Dois prefeitos que estavam cogitando apoio a João Roma deverão desembarcar de sua base em Julho. Ambos deverão seguir com ACM Neto. Porém, há chances remotas de um caminhar com Jerônimo.

Últimas Noticias

Vasco e Sport empatam em Maracanã lotado

O Vasco empatou sem gols com o Sport, na tarde deste domingo (3) no estádio do Maracanã, pela 16ª...