Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Coluna do Meio: Fofocas sobre vice de ACM Neto; portabilidades; votos válidos para Governo da Bahia; e os trunfos e estrutura dos pré-candidatos

1. O Informe Baiano fez um levantamento sobre os trunfos e parte da estrutura dos três principais pré-candidatos ao Governo da Bahia para respaldar a sua comunicação. Em primeiro lugar apresentamos o posicionamento de cada candidato nas redes sociais:

ACM NETO
Instagram – 934 mil seguidores
Facebook – 544 mil seguidores
Twitter – 472 mil seguidores

JOÃO ROMA
Instagram – 99 mil seguidores
Facebook – 46 mil seguidores
Twitter – 52 mil seguidores

JERÔNIMO RODRIGUES
Instagram – 45 mil seguidores
Face – 5 mil seguidores
Twitter – 5 mil seguidores

1.1. Outro fator importante é o tempo dos programas de rádio e televisão, além das inserções através de spots. O tempo de cada candidato será apresentado oficialmente ainda em agosto. Baseado nos partidos que apoiam cada pré-candidato, vamos aos números:

ACM NETO – 290 SPOTS
JERÔNIMO – 200 SPOTS
JOÃO ROMA – 40 SPOTS

1.2. Em relação ao tempo de programa rádio/TV, somando o tempo dos 6 maiores partidos que apoiam cada candidato, a conta seria a seguinte:

ACM NETO – 151,2 minutos
JERÔNIMO – 125,4 minutos
JOÃO ROMA – 22,9 minutos

1.3. Por fim, apresentamos mais uma variante que certamente será importante no jogo eleitoral majoritário: a quantidade de pré-candidatos a deputado federal e estadual de cada Majoritária. Nesta estimativa consideramos nomes com potencial acima de 5 mil votos. Naturalmente que esse quantitativo crescerá para todos os partidos, principalmente com a inclusão de candidaturas femininas inexpressivas para atender a legislação eleitoral.

PARTIDOS QUE DEVERÃO APOIAR ACM NETO
União Brasil, PSDB/Cidadania, PP, PDT, Solidariedade, Podemos, PSC e Republicanos.
Candidatos a federal com potencial acima de 5 mil votos: 140
Candidatos a estadual: 230

PARTIDOS QUE DEVERÃO APOIAR JERÔNIMO RODRIGUES
PT/PCdoB/PV, PSD, MDB, PSB, Avante e Patriotas.
Candidatos a federal: 100
Candidatos a estadual: 130

PARTIDO QUE APOIARÁ JOÃO ROMA
PL
Candidatos a federal: 15
Candidatos a estadual: 20
Observação: Roma deverá ter o apoio do PTB.

2. PT em Juazeiro: A coordenação da campanha do pré-candidato ao Governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues, conseguiu reunir na quinta maior cidade da Bahia, esse final de semana, importantes lideranças de toda região Norte. Inclusive, vereadores que chegaram a cogitar apoio para ACM Neto estavam presentes.

3. Denúncias contra Leo Prates: O deputado estadual, que se recusou a assinar a CPI da Covid contra o Governo do Estado, foi alvo de denúncias gravíssimas de vereadores da base do PT sobre sua gestão na Secretaria Municipal de Saúde. Carlos Muniz, vereador do PTB, questionou diversos contratos e apontou irregularidades em licitações.

4. PT torce por Nilo na vice de Neto: Lideranças partidárias ligadas ao PT e ao MDB tem plantado nos bastidores que se o líder do União Brasil não escolher o ex-filiado do PSB para sua chapa majoritária cometerá um grande erro estratégico.

5. Nilo quer saber: Durante eventos no Território do Sisal, o deputado federal fez o seguinte questionamento a diversos deputados: “E aí, você está achando o que da vice?”. O ex-presidente da Assembléia Legislativa por 10 anos também relatou para uma liderança: “Neto tem que resolver logo minha vida”. Não era Nilo que arrotava nos quatro cantos que seria o vice de ACM Neto?

6. Vice: Questionado pelo Informe Baiano sobre o tema, um cacique do time de ACM Neto, afirmou: “Pode ser uma mulher realmente”. Esse mesmo moço dizia com convicção, há um mês, que Nilo seria o vice. Inclusive, foi uma das pessoas que teriam sido consultadas por Neto sobre o que achava de uma mulher na vice. Além disso, há uma pesquisa qualitativa em andamento

7. Lula no 2 de Julho: Com alta popularidade na Bahia, o ídolo petista caminhará na Festa da Independência da Bahia ao lado do afilhado do governador Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, que ainda não conseguiu decolar nas pesquisas. Porém, com essa movimentação e outras com Lula que estão por vir, a tendência é de crescimento.

8. Pesquisa/Votos válidos: O levantamento Informe Baiano/Séculus realizado entre os dias 6 e 9 de Junho mostra que Lula vai ter muito trabalho para emplacar seu candidato na Bahia. Em relação aos votos válidos, no primeiro cenário do estudo, ACM Neto (UB) aparece com 74,64% contra 15,02% do petista. João Roma (PL), que é ligado a Jair Bolsonaro, tem 8,8%. Já Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) tem 0,97% e 0,57%, respectivamente. Foram entrevistadas 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial, em 72 municípios baianos. A margem de erro da amostragem é de 2,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-05997/2022.

9. Sandro Bahiense: O vereador e filho da Liberdade está animado na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBa). Nos bastidores, Bahiense diz que vai garantir a quinta vaga do PP. Para isso, quer ter mais de 15 mil votos em Salvador e trabalha em mais 20 municípios. “Vou ser a surpresa dessa eleição, eles que se segurem. E no 2 de Julho, vou desfilar com meu Exército: mais de duas mil pessoas”, revelou o Simbolizador da Paz.

10. Marcinho Oliveira: fechado com quase 20 prefeitos e vice-prefeitos, além de mais de 50 vereadores, o pré-candidato a deputado estadual Marcinho Oliveira deve ser um dos cinco mais votados no dia 2 de Outubro. Nos bastidores, a conta é que o ex-vice-prefeito de Santaluz atinge 80 mil votos. Esse final de semana, ao lado de Neto, mostrou força e impressionou até o experiente pré-candidato ao Governo pelo UB.

11. Rei dos Votos: O pré-candidato a reeleição para deputado federal, Elmar Nascimento (UB), esteve em um ato, neste domingo (19/06), em Jussari, com o prefeito Antônio Valete (PSD). O evento chamou atenção nos bastidores pelo fato do gestor ser muito ligado ao governador Rui Costa (PT). Elmar, diante de centenas de eleitores, exaltou ACM Neto e soltou o sarrafo no PT: “São 16 anos que esse povo está no poder, 16 anos de atraso. Eu não me contento com isso e vocês não podem se contentar”.

12. Portabilidade? Os prefeitos Zé do Povo (Ourolândia) e Reginaldo Sampaio (Quixabeira), ambos do União Brasil, recepcionaram o pré-candidato ao Governo João Roma durante encontro com lideranças na cidade de Jacobina. Conforme a assessoria de Roma, Reginaldo declarou que o bolsonarista “é um homem que luta pela Bahia e vem fazendo mudanças importantes para o Brasil”.

13. Portabilidade II: Dois prefeitos que estavam cogitando apoio a João Roma deverão desembarcar de sua base em Julho. Ambos deverão seguir com ACM Neto. Porém, há chances remotas de um caminhar com Jerônimo.

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro da Graça, em Salvador. A...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo é a desarticulação de uma...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...
Fundação Jose Silveira

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo...

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...