Governo do Estado entrega equipamentos para trabalhadores ambulantes de Salvador

Nesta terça-feira (21), o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), entregou equipamentos para 100 ambulantes que concluíram o Projeto Empreender. A iniciativa atendeu 75 pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica dos bairros de Águas Claras, Fazenda Coutos e Plataforma, na capital baiana, e 25 do município de Simões Filho. Os ambulantes receberam carrinhos térmicos para facilitar o transporte e o armazenamento de alimentos, dentro das normas regulamentadoras de saúde, segurança e vigilância sanitária, além de fardamento composto por avental e camisa.

Os trabalhadores também receberam certificados de conclusão do curso de capacitação que abordou conteúdos nas áreas de direitos humanos, direito previdenciário, gênero e raça, trabalho decente, segurança no trabalho, línguas estrangeiras, matemática financeira e empreendedorismo. Ainda fizeram parte do projeto ações de monitoramento e assistência técnica especializada durante seis meses. A iniciativa recebeu um investimento de R$ 300 mil do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) para fortalecer a autonomia e contribuir na formalização dos microempreendedores individuais.

“Nós estamos vivendo um momento de retomada do comércio, principalmente agora com a chegada do período junino. E esse curso fortalece o comércio ambulante, uma classe extremamente precária e que foi muito atingida pela pandemia. Além do curso de qualificação, os profissionais atendidos terão acesso ao microcrédito do CrediBahia para desenvolverem seus empreendimentos. O trabalho informal é muito importante para a Bahia, sustenta muitas famílias, e precisa ser fortalecido”, afirmou o secretário da Setre, Davidson Magalhães.

Beilse Santana tinha uma venda de alimentos, mas teve que fechar o negócio por conta da pandemia. Desempregada, ela encontrou na iniciativa uma chance de recomeço. “Depois de perder meu empreendimento, minha expectativa de continuar trabalhando com comércio tinha acabado. Mas, depois do curso, eu me sinto preparada para voltar ao mercado de trabalho, porque aprendi muitas coisas que me dão segurança”.

Últimas Noticias

Sonhos eróticos: o que significam?

É durante a fase REM (rapid eyes moviment, ou movimento rápido dos olhos) do sono, conhecida por ser aquela...