Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura entrega novo bicicletário na Ribeira

A Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), lançou mais uma novidade para os ciclistas da capital baiana. O bairro da Ribeira ganhou um bicicletário completamente novo, gratuito e moderno, onde será possível estacionar ou guardar as bicicletas por até 24h. O equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais, nesta quarta-feira (22).
4F1D1A19 5D4D 4673 86E6 8DBF7D4D1A4F
Durante a coletiva, o prefeito destacou as diversas ações da Prefeitura para incrementar o uso da bicicleta como meio limpo e saudável de deslocamento pela cidade. “Quando este movimento começou, foi um marco para a mobilidade, para o trabalho e para a prática esportiva. Desde então, houve na cidade um estímulo à utilização da bicicleta, com vários grupos circulando nas vias todos os dias”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que o novo bicicletário foi implantado de forma estratégica, ao lado do Terminal Marítimo Plataforma/Ribeira e próximo ao fim de linha do transporte coletivo, auxiliando os cidadãos que utilizam barco, ônibus ou mesmo deixam o veículo no local, para de deslocar melhor e de forma mais saudável pelas ruas dos bairros da Península Itapagipana. A ação está sendo incrementada com o Turisbike, uma ação voltada ao turismo na região por meio do uso das bicicletas, que ajudará o visitante a conhecer toda a orla requalificada desta região.

Situado no Largo da Ribeira, o espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, e possui também uma seção de bikes para empréstimo. As “azuizinhas” poderão ser utilizadas sem custos, apenas por pessoas que residem na região de Itapagipe para tarefas laborais. Nesse caso, o usuário interessado deverá fazer um cadastro no local e indicar se vai utilizar a bike para fazer entregas de mercadorias, por exemplo, ou para deslocamento ao local de trabalho.

“Com base no perfil que será traçado, vamos determinar o tempo de uso dessas bicicletas para o interessado, o que poderá ser uma vez por semana, todos dias, um turno. A ideia é que haja um rodízio”, explica a coordenadora do MSVB, Liana Oliva.

Turismo – Já aqueles que se interessarem em pedalar pela região, seja para lazer ou turismo, poderão alugar as bicicletas da Turisbike. O período máximo de empréstimo é de até quatro semanas. A intenção é de que a iniciativa também fortaleça o turismo na Península Itapagipana.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, lembrou que, além de ser uma prática esportiva saudável, a utilização da bicicleta contribui para desafogar o trânsito e ainda proporciona momentos de lazer para aproveitar a cultura e a história de Salvador por meio da circulação nas diversas vias da cidade.

“É um prazer imenso poder oferecer à população de Itapagipe esse novo equipamento, que facilita a mobilidade, garante a prática de exercícios físicos. A ação é parte dessa série de transformações que a Prefeitura de Salvador vem proporcionando aos seus cidadãos”, disse.

Cadastro – O bicicletário da Ribeira conta com profissionais responsáveis pelo manuseio das bicicletas e atendimento ao público. O cadastro deve ser feito com a apresentação de documento oficial com foto, número do CPF, comprovante de residência e estar presente com a bicicleta no ato. Cada usuário cadastrado pode guardar até três bicicletas.

Bike Itaú – Incentivar o uso de bicicletas compartilhadas têm sido a tônica das atividades promovidas pelo MSVB na capital baiana. Uma das principais frentes de ação, por exemplo, é o sistema Bike Salvador, patrocinado pelo Banco Itaú, no qual os usuários podem alugar as famosas “laranjinhas” a preços acessíveis. São 50 estações e 400 bikes espalhadas pela cidade.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Fundação Jose Silveira

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...