Deputado Bira Corôa garante apoio à procissão de Nossa Senhora da Boa Morte

O deputado estadual Bira Corôa (PT), esteve na Bahiatursa, ontem, 6, com o superintendente, Diogo Medrado, e o presidente da Associação de Guias Condutores e Monitores de Turismo do Estado da Bahia (AGCOMTUR-BA), Alexsandro Guia, onde solicitou apoio à realização da tradicional festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira.

Para o parlamentar, esta importante ação sociocultural reverência grandes mulheres negras do candomblé, numa celebração dos povos tradicionais como atividade afirmativa de identidade.

“Nosso Mandato está à frente desta luta identitária para reconhecimento da força, da fé, do trabalho dos povos negros na história da Bahia. A irmandade da Boa Morte foi estratégica na luta, tanto pela preservação cultural negra na Bahia, inclusive com o fortalecimento do sincretismo religioso, quanto economicamente, já que elas também arrecadavam fundos com seus tabuleiros, que garantiam bens e a libertação com a alforria de inúmeros escravos. São guerreiras e pilares da nossa história negra de luta”, destacou Corôa.

A celebração da Boa Morte, que acontecerá de 13 a 17 de agosto de 2022, reúne em Cachoeira, religiosos de matriz africana, católicos, ativistas do movimento negro, turistas do Brasil e do exterior que acompanham toda a programação, que inclui alvorada de fogos, missa solene, procissão, além de manifestações culturais.

“Gosto de percorrer toda a procissão ao longo das ruas cachoeiranas e, prestar homenagem às mulheres desta luta, a exemplo, a amiga e ialorixá, Ebomi Nice, que inclusive já homenageamos na assembleia legislativa”, concluiu.

Últimas Noticias

Bahia passa a boiada e desmata o equivalente a 417 campos de futebol por dia

José Carlos Teixeira* “Mas quando Deus sentir falta Do pau que já foi cortado O homem talvez procure Pôr a culpa no machado Aí,...