Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Salvador é a mais nova integrante da rede colaborativa de Cidades Inteligentes da Mastercard

A cidade de Salvador firmou uma parceria com a Mastercard, nesta quinta-feira (7), e oficializou o Memorando de Entendimento Mastercard-Salvador: Cidade Possível, para participação no City Possible. A ação ocorreu no Palácio Thomé de Souza, com as presenças da vice-prefeita Ana Paula Matos e da vice-presidente de Negócios da empresa no Brasil, Fernanda Caraballo.

O programa global de cidades busca apoiar os municípios para se tornarem mais eficientes, inclusivos e sustentáveis, estabelecendo um novo modelo de inovação urbana. Para a vice-prefeita, a parceria será muito importante para a capital baiana.

“É uma honra para Salvador se tornar uma cidade inteligente da rede. Temos avançado cada vez mais nas causas sustentáveis, de inclusão, resiliência, desenvolvimento social e urbanas, dentre outras. Junto com empresas que têm esse propósito em comum, a gente avança também nas áreas de tecnologia e inovação e amplia os setores de geração de renda”, destacou Ana Paula Matos.

A capital baiana se une agora a uma rede colaborativa formada por mais de 340 cidades em todo o mundo, com foco no intercâmbio de experiências e conhecimentos ligados a cidades inteligentes. Guarulhos (SP), Curitiba (PR) e Recife (PE) são algumas das mais de 20 cidades brasileiras que já fazem parte da iniciativa, além do Distrito Federal e do Estado de São Paulo.

A rede conta, ainda, com participantes como Los Angeles (Estados Unidos), Dublin (Irlanda), Dubai (Emirados Árabes) e Melbourne (Austrália). A iniciativa também envolve outras lideranças do setor privado e importantes instituições acadêmicas, a exemplo da Universidade de Harvard, para ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas cidades.

“À medida que expandimos nossa rede global e utilizamos nosso conhecimento, auxiliamos no desenvolvimento de cidades mais conectadas, inclusivas e responsivas às necessidades dos cidadãos. Com inovação tecnológica e conhecimento profundo de mercado, temos força para apoiar as cidades em seus processos de digitalização”, afirma Fernanda Caraballo.

“A chegada de novas cidades ao programa, como Salvador, fortalece a iniciativa e impulsiona a construção de um futuro urbano sustentável, focado nas necessidades e no crescimento inclusivo das localidades”, finaliza.   

*Motivação* – Salvador se destaca em diversos setores que impulsionam a economia, dentre eles o turismo, a gastronomia, a cultura, a música, a dança, a religião e os grandes eventos. Com população de quase 3 milhões de habitantes, busca se tornar cada vez mais resiliente e em constante avanço.

Diversas ações de apoio e fomento à cultura e economia criativa foram realizadas nos últimos anos pela Prefeitura, com foco em atividades que exploram o caráter estratégico e econômico da cultura e da criatividade. A capital baiana, como cidade diversa e plural, além de possuir uma grande riqueza no capital humano, está aprimorando importantes equipamentos e iniciativas para o desenvolvimento de vetores econômicos, com o objetivo de liderar a economia criativa global e sustentável.

Ao agregar à rede, a capital baiana passa a ter a oportunidade de se conectar e participar de programas relevantes, conferências e workshops, além de ter acesso a conteúdos e materiais de pesquisa de parceiros acadêmicos, com a oportunidade de propor tópicos para pesquisa e avaliação adicionais, capacidade de solicitar e adquirir know-how, cases e experiências de empreendedores, tecnólogos e outros profissionais participantes e parceiros da iniciativa.

CAE aprova tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei (PL) 795/2024, que cria a Tarifa Social de Água e...

ITATIM: PM é baleado durante operação no interior da Bahia

Um soldado da Polícia Militar foi baleado nessa terça-feira (23/04), durante uma operação policial realizada na cidade de Itatim, no interior da Bahia. Como...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CAE aprova tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei (PL) 795/2024, que cria a...
Fundação Jose Silveira

CAE aprova tarifa social de água e esgoto para famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei (PL) 795/2024, que cria a...

ITATIM: PM é baleado durante operação no interior da Bahia

Um soldado da Polícia Militar foi baleado nessa terça-feira (23/04), durante uma operação policial realizada na cidade de Itatim,...

Polícia Civil apreende mais de 12 mil comprimidos de anfetamina em Conquista

Um homem foi preso em flagrante por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Com...

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.716 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (23), no Espaço da Sorte,...