Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Violência cresce nas pequenas cidades da Bahia e PM vai mudar uniforme da tropa

José Carlos Teixeira*

Das 30 cidades mais violentas do país, cinco estão na Bahia. É o que revelam dados inéditos divulgados no final do mês passado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Até aí, nenhuma grande novidade. Afinal, a Bahia segue liderando o ranking nacional das chamadas mortes violentas intencionais (homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e casos de lesões corporais seguidas de morte, bem como as mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço ou fora dele).

A novidade apontada neste recente estudo é o crescimento da violência em pequenos municípios, com predomínio rural, longe das guerras entre facções criminosas, até então mais comuns na capital e nas cidades maiores.

O estudo mostrou que 30 municípios brasileiros registraram uma média móvel superior a 100 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes – um parâmetro usado internacionalmente – entre 2019 e 2021.

Da Bahia, entraram na lista as seguintes cidades, todas da Região Sul do Estado: Aurelino Leal (com uma taxa de 144,2 homicídios para cada 100 mil habitantes), Jussari (120,9), Itaju do Colônia (111), Wenceslau Guimarães (103,3) e Santa Cruz Cabrália (102,6).

A taxa média da Bahia, em 2021, foi de 44,9 mortes para cada 100 mil habitantes – praticamente a mesma do ano anterior, que foi de 44,8. Salvador, que ocupa a segunda posição entre as capitais, registrou uma taxa de 55,6 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, no ano passado.

A expansão da violência para as pequenas cidades evidencia o fracasso da política estadual de segurança pública, baseada no confronto e centralizada na capital e nas cidades maiores.

Nas pequenas cidades, onde praticamente não há contingente policial – e, quando há, a polícia só consegue se mover se contar com a ajuda das prefeituras para a gasolina, por exemplo –, o tráfico de drogas está se sentindo livre para se estabelecer. Com as drogas e os traficantes, vem a violência. Simples assim.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, porém, contestou os dados divulgados pelo Fórum, argumentando que o ranking apresenta uma realidade distorcida, já que as cidades analisadas possuem populações pequenas, o que impacta no cálculo da taxa por 100 mil habitantes. E garantiu: o número de mortes vem caindo na Bahia.

Ah, dias antes da divulgação do estudo pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, reuniu-se com um grupo de oficiais para discutir mudanças nos uniformes da corporação. Parece que agora vai…

*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma pistola 21 munições e dois...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...
Fundação Jose Silveira

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...