Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

RMS tem cinco cidades com mais de 40 dias sem registro de crimes violentos

Cinco cidades da Região Metropolitana de Salvador estão há mais de 40 dias sem registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). O município de Salinas da Margarida, que possui mais de 16 mil habitantes, lidera a estatística com 120 dias sem computar ocorrências de homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

Também entram para a relação os municípios de Madre de Deus, que teve o último CVLI computado no dia 24 de abril, Itaparica, São Sebastião do Passé e Mata de São João, que estão há 70, 67, 46 dias, respectivamente, sem crimes contra a vida.

O comandante do Comando do Policiamento da RMS, coronel Sergio Simões, relaciona essa baixa às ações de reforço planejadas com foco na redução de CVLIs. “Empregamos equipes para realizar patrulhando a pé, bloqueios, rondas e abordagens. E essas iniciativas sempre resultam nas localizações de armas, drogas e criminosos, que influenciam diretamente para a queda dos índices criminais”, disse o oficial.

9252424f 1434 4d4c a154 37b7a7c579d5

As ações de inteligência realizadas pela Polícia Civil para desarticular quadrilhas e os inquéritos remetidos à Justiça também foram indispensáveis para a redução nos índices criminais da RMS, como explica o coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana na RMS, delegado Guilherme Machado.

“Através das operações Depom Forte e Lilith conseguimos capturar foragidos, autuar em flagrante, cumprir muitos mandados de prisão e elucidar crimes ocorridos em cidades da RMS. Tivemos também muitos inquéritos remetidos e concluídos, além das ações conjuntas e interagências”, afirmou.

Produtividade

Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2022, cerca de 200 armas de fogo e brancas foram retiradas de circulação nas 13 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), por unidades da Polícia Militar. No mesmo período, 661 pessoas foram presas em flagrante e 64 adolescentes apreendidos, após serem encontrados com materiais ilícitos ou cometendo outros delitos.

19dff4e5 9cfd 42a6 a5b8 dbcb4367e523

Dos 198 armamentos localizados, 168 referem-se à apreensão de metralhadoras, pistolas e revólveres, além de 36 facas e 53 simulacros, todos retirados das ruas durante abordagens a pessoas, veículos, pontos de ônibus e averiguação de denúncias, entre 1 de janeiro a 30 de junho de 2022.

“Com a Operação Força Metropolitana iniciada em maio para reforçar o policiamento com o objetivo de coibir roubos e furtos, conseguimos reduzir, também, as ações criminosas a restaurantes e bares, em Lauro.”, disse Simões.

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no campus da Universidade Federal do...

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma ação do Projeto Cajazeiras na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...
Fundação Jose Silveira

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma...

Começa hoje VIII Feira do Bode de Juremal; Confira programação

A primeira feira do bode de Juazeiro de 2024 começa nesta sexta-feira (26) no distrito de Juremal. A partir...

BR-242: Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na manhã desta sexta-feira (26/04). A...