Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

COLUNA DO MEIO: O recado duro de Coronel para Rui; Galã do Vale x Vaqueira do Sisal x Ronaldo Fenômeno; E a esperança do Time de Lula

1. Convenção do PT: O Team Lula fez o dever de casa e lotou o Parque de Exposições de Salvador, no sábado (30/07). Petistas acreditam que mais de 50 mil pessoas compareceram ao evento. Obviamente, exagero. Mas com certeza tinham mais de 15 mil pessoas prestigiando Jerônimo Rodrigues (PT), Geraldo Júnior (MDB) e Otto Alencar (PSD). Chamou atenção a empolgação de diversos grupos, especialmente os liderados pelos candidatos Junior Muniz, Ivoneide Caetano, Bacelar, Soane Galvão, Jacó Sebo nas Canelas e Olívia Santana.

Time de Lula

2. Deu a voz! O senador Angelo Coronel, que até então estava dedicado exclusivamente ao trabalho promovido no seu mandato, foi um dos destaques do evento. O líder do PSD ratificou o seu apoio ao time liderado por Jerônimo e Geraldo, que ao contrário do governador Rui Costa, escutaram atentamente o discurso. “Procurem tratar bem os parlamentares, procurem tratar bem os prefeitos, os vereadores, pois são eles que estão nas bases buscando votos para a chapa majoritária. Se o vereador não for bem tratado, se o deputado não for bem tratado, o prefeito não for bem tratado, ficam sem estímulo. E vocês precisam estimular a base para ficar coesa com esse grupo. Fica aqui esse aviso”, apontou. Rui estava de costas.

3. Exagerado: O governador, que sempre foi admirado pelos seus posicionamentos equilibrados e pela busca incessante do diálogo, disparou sua metralhadora contra o adversário ACM Neto durante discurso e na entrevista coletiva. Chegou a dizer que o líder do União Brasil estava fazendo campanha de vereador no interior baiano. Rui também disse que Neto “se achava um príncipe” e tomou o microfone das mãos do apoiador Du Almeida, durante um evento na cidade de Itarantim, no dia 22 de julho. Com isso, o rapaz teria sido impedido de falar. Não procede. Na verdade, o microfone pifou e Neto pediu para trocar. Diante dos fatos, aliados do ex-prefeito de Salvador, a exemplo do próprio Du, divulgaram um vídeo desmentindo o governador. Veja abaixo:

https://www.instagram.com/p/CgqGW7lDzxD/

4. Sandro Régis: “Envergonha a Bahia ter um governador que dispara fake news. É um claro sintoma de desespero eleitoral. Enquanto ACM Neto faz uma campanha limpa, alegre ao lado do povo falando de projetos e esperança, o PT faz o jogo sujo da política, faz a política mesquinha para tentar enganar as pessoas. Isso não cola mais. A resposta virá nas urnas com a vitória que o povo da Bahia dará a ACM Neto em primeiro turno”.

5. Disputa interna: ACM Neto (União Brasil), deverá anunciar o nome que vai compor sua vice, na próxima terça-feira (02/08) ou no máximo, quinta-feira (04/08). Essa é a expectativa dos aliados. Já no dia 5 de Agosto, sexta-feira, acontece a convenção do grupo, no Centro de Convenções de Salvador. A expectativa é que 30 mil pessoas estejam presentes.

6. Disputa interna II: Os favoritos para vice, em ordem alfabética, são: Adolfo Viana (PSDB), Edylene Ferreira (Republicanos) e Zé Ronaldo (União Brasil). Há ainda sendo ventilados, porém, com menos força, as figuras de Márcio Marinho (REP) e Marcelo Nilo (REP).

7. Galã do Vale: O presidente do PSDB seria um nome de consenso no grupo de Neto e ainda solucionaria a vida do deputado federal Marcelo Nilo, que teria distribuído boa parte dos seus votos para “companheiros”, pois tinha a certeza que seria o escolhido para vaga. Mas diante de algumas resistências, a exemplo de Félix Júnior, Arthur Maia, João Leão, José Ronaldo e João Gualberto, Nilo teria se tornado inviável. Adolfo, apesar de continuar trabalhando intensamente para sua reeleição, já avisou que “é um homem de grupo”. Ele tem atuação em todo estado, com destaque para a região do Vale do São Francisco, no norte baiano.

8. Vaqueira do Sisal: As pesquisas internas encomendadas por Neto apontaram que Edylene é a mulher mais conhecida do seu grupo político e tem a seu favor diversos fatores, a exemplo da confiança de Márcio Marinho, que é figura importantíssima na decisão, já que o partido que preside, o Republicanos, tem preferência na indicação. Presidente licenciada da União dos Vereadores da Bahia (UVB), a filha de Serrinha conhece os 417 municípios do estado e é defensora implacável da pauta municipalista e da inclusão das mulheres na política. Essa tem sido uma bandeira da campanha de Neto.

9. Ronaldo Fenômeno ou Zé do Sertão: Maior liderança política do território de identidade Portal do Sertão, que inclui 17 municípios, entre eles o segundo maior da Bahia, Feira de Santana, onde foi prefeito por diversas vezes, José Ronaldo de Carvalho, seria o vice-governador do coração de ACM Neto. Tem ainda a seu favor a gratidão de lideranças do União por ter ido para o sacrifício em uma disputa desequilibrada, em 2018, com o governador Rui Costa (PT). Porém, contra Zé, há o fato de ser do mesmo partido de Neto.

10. PP desequilibra o jogo: Liderado pelo vice-governador João Leão e 4 deputados federais, a sigla é o maior problema dos governistas nas eleições desse ano, pois tem conseguido articular a ida de dezenas de prefeitos, além de ex-prefeitos e ‘bandas B’, para Neto. Calcula-se que somente o PP conseguiu palanque ou reforçar o palanque de Neto em mais de 250 cidades. Com isso, o time oposicionista tem forte representação em todos os 417 municípios baianos.

11. A esperança do Time de Lula: O fato de Jerônimo não ser conhecido por pelo menos metade da população baiana tem animado boa parte da esquerda. Algumas lideranças acreditam que quando começar o horário eleitoral o petista avançará em popularidade e consequentemente conquistará o eleitor, pois o povo saberá que Jerônimo é o candidato de Lula. Porém, é pouco Lula para muitos estados. Esquecem também que muitas pessoas não conhecem Jerônimo porque simplesmente não tem interesse e há um antipetismo na Bahia, embora em menor proporção que outros estados. Em tempos de redes sociais, a maioria recebe no WhatsApp e no Instagram informações sobre o jogo político. Resumindo: só não percebe quem não quer.

12. Portabilidade: O prefeito de Adustina, Paulo Sérgio (PSD), revelou neste domingo (31/07) ao site Rodrygo Ferraz que apoiará ACM Neto (União Brasil) ao Governo do estado. A expectativa é que o ex-prefeito de Salvador esteja no dia 12 de agosto no município, em um grande palanque onde oposição e situação estarão juntas.“Adustina e nossa gente: estamos juntos com ACM Neto. Acreditamos em dias melhores para nossos filhos e netos”, disse Paulo Sérgio

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão,...

“EXCLUA SEUS DESEJOS”: Homem instala câmera escondida na casa da vizinha no Iapi e passa por ‘tribunal do crime’

Um homem instalou uma câmera escondida dentro do banheiro da casa da vizinha, no bairro do Iapi, em Salvador. Nas redes sociais, começaram a...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e...
Fundação Jose Silveira

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e...

“EXCLUA SEUS DESEJOS”: Homem instala câmera escondida na casa da vizinha no Iapi e passa por ‘tribunal do crime’

Um homem instalou uma câmera escondida dentro do banheiro da casa da vizinha, no bairro do Iapi, em Salvador....

Estados e municípios vão receber R$ 15 bilhões para investir em cultura até 2027

Estados, municípios e o Distrito Federal vão receber R$ 15 bilhões de reais para ações culturais até 2027 por...

VILA VERDE: Policiamento reforçado e ônibus já estão circulando

A Secretaria da Segurança Pública disse em nota enviada ao Informe Baiano “que o patrulhamento ostensivo segue reforçado na...