Assembleia Legislativa presta homenagem à Irmandade da Boa Morte

Um ato em celebração aos 202 anos da Irmandade da Boa Morte, uma das maiores manifestações culturais do Recôncavo baiano, foi realizado nesta sexta-feira (05.08), na Assembleia Legislativa da Bahia, pela deputada estadual Olívia Santana.

Tradição passada de mãe para filha, por mulheres negras, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte é realizada desde o século XIX na cidade de Cachoeira, região do recôncavo, e é considerada uma das mais importantes celebrações religiosas da Bahia.

A deputada estadual Olívia Santana ressaltou durante a atividade que “ao celebrar essas mulheres da Irmandade da Boa Morte, celebramos sobretudo a nossa capacidade em resistir. Uma instituição que constitui uma confraria feminina, quando o comum eram as confrarias masculinas, só temos como nomear como feminismo, como uma possibilidade de afirmação do poder das mulheres. Viva a Irmandade da Boa Morte, da Bahia, do Brasil, de Cachoeira”.

“Eu quero que cada dia mais essa energia irradiadora  de Nossa Senhor da Boa Morte proteja nosso país, nosso Brasil e na nossa Bahia. A Irmandade da Boa Morte completa 202 anos e segue rejuvenescida, atual, necessária e presente em nossas vidas, porque é raiz, ancestralidade, amor, coragem, símbolo e veracidade do poder das mulheres negras.”

Agradeceu a irmã mais velha da irmandade, Lindaura da Paz, que recebeu uma placa de homenagem em nome de todas as mulheres da confraria religiosa.

A Orquestra Rumpillezzinho prestigiou o evento com composições em homenagem à Irmandade da Boa Morte, Mestre Moa do Katendê e  maestro Letieres Leite. Também homenagearam a instituição com a execução do hino de Nossa Senhora da Boa Morte, Omo Orixá Giovane Santos, e a atriz e Yalorixá Alba Darabi, de Ilhéus, que fez recitações poéticas em celebração da data.

Representando o governador Rui Costa, a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana lembrou  durante o ato que “as irmãs da entidade são símbolos da resistência e da superação. Esse momento é para expressar a nossa gratidão a essa confraria. Promover o direito à memória deve ser cunho de estado. Salve à Irmandade da Boa Morte!”.
 
A vice-prefeita de Cachoeira, Cristina Soares, lembrou da honra e satisfação de caminhar anos ao lado da Irmandade da Boa Morte. “É uma satisfação e alegria muito grande celebrar essa história viva, que é vivida e celebrada, ao longo de cada dia”.

Outras autoridades prestigiaram a atividade como: Padre Lázaro, reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); a vereadora de Salvador Maria Mariguella; a vereadora Luciana Santos; a secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira; a presidenta nacional da Unegro,  Ângela Guimarães; e a ativista e socióloga,  Vilma Reis.

Homenagem

Na ocasião, irmãs da Irmandade da Boa Morte e autoridades religiosas, que contribuem para a preservação das tradições de matriz africana, fortalecendo e apoiando as mulheres de axé do Brasil, receberam uma placa de homenagem.

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Para...

Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura

O Parque Zoobotânico da Bahia, referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, recebeu mais de 67 mil visitantes no primeiro mês...
Fundação Jose Silveira

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria...
Fundação Jose Silveira

Prazo para mototaxistas de Salvador atualizarem dados cadastrais termina nesta sexta (4)

Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria...

Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura

O Parque Zoobotânico da Bahia, referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, recebeu mais de 67...

Butantan se prepara para testar vacina contra gripe aviária em humanos

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, vai iniciar os testes, em...

CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contabilizou 100.070 inscritos na segunda edição do Concurso...