Dona Josefa Barbosa Silva, 73 anos, moradora da cidade de Crisopólis, no interior da Bahia, conseguiu ser regulada hoje para um hospital de referência, conforme nota enviada ao Informe Baiano pelo prefeito de Crisópolis, Leandro Dantas.
A idosa fraturou o fêmur e ficou internada na unidade de saúde do município, onde aguardava por um chamado da Central de Regulação do Estado da Bahia. Josefa estava em leito de enfermaria, porém em situação delicada, com dor e riscos de agravamento, pois sofre de cardiopatia e diabetes. O que mais chamou a atenção foi a falta de estrutura do local. A perna da paciente estava enrolada em um pedaço de papelão e ela estava sendo medicada com dipirona.
Apesar dos vídeos, a gestão municipal nega a informação e afirma que o processo “foi conduzido de forma célere”.
Familiares e amigos da idosa, inclusive uma filha, relataram ao IB ameaças de uma apoiadora do prefeito. A mulher acusou os parentes de Josefa de fazer politicagem e se recusou a entender o desespero, além da gravidade médica que a idosa enfrentava. Em um áudio que o IB teve acesso, a servidora municipal diz que os familiares estavam “mentindo” e “tentando prejudicar nosso prefeito”. Ela também manda a filha de Josefa “calar a boca” e diz que os familiares “vão ser prejudicados”. “Não postem coisas do hospital”, avisa.
Ao IB, Vera, uma das filhas da paciente, relatou medo de represálias e também agradeceu pela ajuda decisiva do Informe Baiano durante o processo de regulação.
“Eles tão postando coisas em vários grupos da cidade, ameaçando a mim e a minhas irmãs. Vocês foram decisivos e isso poderia prolongar por meses. E minha até não resistir. Foi minha mãe, não foi a deles, que estão preocupados apenas com política. Muito obrigado mesmo, vocês fazem um trabalho lindo e muito importante”, disse Vera.