A pesquisa EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira (25/08) aponta uma virada do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto, na região Sudeste, maior colégio eleitoral do país e concentra mais de 66 milhões de eleitores aptos a votar em 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a sondagem, Bolsonaro tem 46% das intenções de voto, contra 34% de Lula. É a primeira vez em mais de um ano que o candidato à reeleição ultrapassa o ex-presidente. A distância entre os dois se mantinha estável, sempre dentro do limite da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação à sondagem de julho, o atual presidente cresceu oito pontos percentuais.
Para a pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-02405/2022.