Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia

Coluna do Meio: Jerônimo, Rui e Wagner procuram gente em carreata e a força das mulheres na Bahia e no Brasil

1.“Alma de mulher e coração de mãe”: A senadora Simone Tebet se destacou no debate da Band e também na rodada de entrevistas recente do Jornal Nacional. Firme, ela deixou claro que nem todos em seu partido, o MDB, são corruptos. Também demonstrou conhecimento do Brasil e experiência em gestão pública, já que foi prefeita e vice-governadora.

2. Soraya Marruá: Um pouco atrapalhada devido ao nervosismo, a senadora do Mato Grosso do Sul também empolgou no debate. Disse que a equipe de economistas de Lula estava mofada e apresentou boas propostas, a exemplo do imposto único.

3. Por falar em feministas, elas brilham também na Bahia. Edylene Ferreira, Kátia Oliveira, Olívia Santana, Fabíola Mansur e Soraia Cabral estão desbravando a capital e o interior. A Vaqueira deverá ser a candidata a deputada estadual mais votada do Território do Sisal e a Doutora do Povo está forte no Território de Irecê. Já Kátia, Olívia e Soraia lutam com ética e respeito para ver quem será mais votada em Salvador e RMS.A aposta é que ambas saem do Território Metropolitano com mais de 35 mil votos.

4. Alagoinhas: O Governo estadual acusou a campanha de ACM Neto de divulgar conteúdo falso. Uma moradora, ao desabar sobre a segurança pública, relatou que na cidade tinham apenas quatro viaturas. A PGE negou, pediu a retirada do depoimento do programa de TV e afirmou que, na verdade, há 44 viaturas da PM, PC, Polícia Técnica e Bombeiros. O fato é que diversos veículos ficam parados nos quartéis, há uma quantidade limitada de combustível e uma insegurança generalizada. Não basta só ter viatura, é preciso gestão.

5. Itapetinga: Na quinta-feira (25/08), as lideranças petistas bateram cabeça e promoveram um evento desorganizado e sem gás político. Um vídeo da carreata que viralizou nas redes sociais mostra Jerônimo, Rui Costa, Otto Alencar e Wagner procurando gente. Ambos aparecem visivelmente constrangidos. Para completar, nem Geraldinho estava pra dar aquela animada.

6. Fala povo: feliz da vida com o Tricolor de Aço que ganhou do Vasco, neste domingo (28/08), na Fonte Nova, Franklin ‘Coroa’ Sales, o líder de Pau da Lima, também está animado com a política. “Estou com muita dificuldade em encontrar o voto do candidato a governador do PT. Eles não empolgam, estão sem brilho. A Bahia quer mudança. Outra coisa, vem aí o voto silencioso. Só não percebe isso quem tem miopia eleitoral. São aquelas pessoas, prefeitos e lideranças, que o governo acha que estão com ele, mas não estão. Eu já vivi isso, irmão”.

7. Raio X em Itabuna: O prefeito Augusto Castro está fazendo uma intensa campanha para Jerônimo e dando o sangue, já que foi um dos gestores da Bahia mais privilegiados na administração de Rui Costa com muitos espaços estaduais. Porém, a situação eleitoral não é fácil e o resultado é a perda de apoios políticos, a exemplo do vice-prefeito Enderson Guinho, que tem se tornado a principal liderança da cidade, sobretudo, entre os mais jovens. A expectativa é que Guinho seja o candidato a deputado federal mais votado no município com Paulo Magalhães bem distante em segundo. Quem também está voando é o candidato a deputado estadual Pancadinha, que disputa voto a voto com o ex-secretário Zé Roberto. Na majoritária a eleição está pau a pau.

8. Mantra petista: A ordem na coordenação da campanha de Jerônimo Rodrigues é vender que o ex-secretáro de Educação “está forte e Lula está empurrando”. No interior, o PT saiu na frente com a divulgação de material, principalmente nas zonas rurais.

9. Ação no WhatsApp: Lideranças comunitárias petistas atuam em diversos grupos com o objetivo de colar a imagem de ACM Neto com Jair Bolsonaro, que tem grande rejeição. A ação tem irritado bolsonaristas, que negam e já falam que “infelizmente somente Neto tem condições de vencer o PT”.

10. Confusão no Buzú: Um ônibus lotado saiu da zona rural de Cabaceiras com destino ao município de Castro Alves para um evento do PT. No percurso foi aquela agonia e depois de tomar uma ‘bombinha’, um rapaz começou a dizer que votava em Neto. Outras pessoas apoiaram e a confusão foi iniciada. Resultado: a liderança mandou abrir a porta do coletivo e despachou quatro pessoas.

11. ACM Neto e Cacá Leão já estão na “capa do Batman”. O candidato a governador levou um abraço caloroso em um evento no interior e dizem que quase quebra as costelas. Já o candidato ao Senado, que antes só aparecia com camisa curta e parte da barriga aparecendo, agora esbanja boa forma. Por falar no líder do PP, já começou em Salvador a “Operação Empurra Cacá”.

12. Portablidades: O IB revelou que vão acontecer nos próximos dias 12 portabilidades. Duas já foram efetivadas e agora faltam 10.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Porto Seguro

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (4) a proposta de projeto de lei que regulamenta...