Mãe que matou os filhos é “uma jovem vaidosa e fria”, diz delegada

A Polícia Civil prendeu Eliara Paz Nardes, 31 anos, acusada de matar os seus dois filhos pequenos, de 3 e 9 anos. Ela também manteve os corpos no apartamento da família por duas semanas, em Guarapuava (PR). A delegada Ana Hass descreveu a mulher como uma pessoa “vaidosa” e demonstrava “frieza”.

Eliara residia em Guarapuava havia pelo menos cinco meses. Antes, ela morou em diversas outras cidades de Santa Catarina, seu estado de origem.

A mulher era solteira e residia apenas com os dois filhos, que são frutos de relacionamentos diferentes. Tanto o pai da menina, de 9 anos, quanto o do menino, 3, moram em Itajaí (SC).

“Ela deixou alguns manuscritos em que dizia que sempre foi muito sozinha, que não aguentava mais e que tudo teria dado certo na vida dela até o nascimento da criança mais nova, o menino. Ela também reclamava que o pai dele não era mais presente e não estava auxiliando. Tudo isso indica que ela estava estudando formas de se defender e justificar o que fez”, informou a delegada.

Procurado, o pai do menino preferiu não se pronunciar sobre o caso.

Eliara atuava como agente de créditos consignados e trabalhava em casa. Ela continuou realizando o seu serviço mesmo após o assassinato das duas crianças.

“Ela tinha até então uma vida normal e trabalhava normalmente neste período que já tinha matado as crianças, além de estar preparando a sua versão pelos crimes e formas de se livrar desses corpos que permaneceram no local em torno de 15 dias”, disse a delegada.

“Ela assume (o crime), mas diz que não era ela, terceiriza a culpa, como se tivesse feito isso em razão de algo. Ela fala muito dela, é um discurso muito egoístico. A própria versão tem presença de dissonâncias e alguns fatos ela esconde para atenuar o que fez”, completou.

Uma das contradições da fala de Eliara é a data em que os assassinatos ocorreram. Segundo ela, os dois filhos foram mortos no mesmo dia. Mas provas iniciais apontam que o menino foi o primeiro a ser morto, por conta do estado avançado de decomposição. Já a menina morreu quatro dias depois.

Após ser detida, Eliara foi levada para a cadeia de Guarapuava. Porém, por questão de segurança, precisou ser transferida para outra penitenciária. O novo local não foi divulgado.
Como ainda não possui uma defesa, a Defensoria Pública do Paraná informou que, por regra, só pode atuar na fase processual, não durante o inquérito policial. Até o momento, nenhum defensor foi nomeado para o caso. Outra alternativa seria um juiz apontar um advogado dativo, o que ainda não aconteceu.

A Polícia Civil estipula que o inquérito deve ser concluído na próxima segunda-feira (5). Até lá outras testemunhas serão ouvidas.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...