Prefeitura Municipal de Savaldor

Aprenda as melhores formas de tratar o herpes labial na fase inicial

Para muitos, o aparecimento de pequenas bolhas dolorosas no lábio, ou perto dele, pode ser um verdadeiro pesadelo. Falamos de herpes labial, claro, um problema muito comum e que tem quase sempre solução. Isto é, apesar de não existir cura, há muitas formas de atenuar sintomas.

Não é algo que desaparece do dia para a noite, é verdade, mas alguns tratamentos podem diminuir, significativamente, a sua duração, diz a Healthline, plataforma especializada em saúde.

O melhor é ‘atacar’ o problema cedo, ou seja, assim que sentir formigamento ou coceira na boca, procure tratamento, porque estes sintomas manifestam-se dias antes das bolhas aparecerem.

Não tenha medo, porque nos próximos parágrafos, vão ser mencionados produtos, e remédios caseiros, que o vão ajudar a encurtar a duração do problema.

Ingerir suplementos com lisina, um aminoácido, pode ajudar a evitar que o vírus herpes simplex seja mais ativo. Por isso, aconselhe-se com um médico, porque pode ser uma forma de reduzir, consideravelmente, o tempo de cicatrização.

Própolis, um material de resina coletado pelas abelhas de plantas, que pode ser aplicado a diferentes produtos. Tem muitos antioxidantes e propriedades antivirais. Além disto, segundo um estudo, feito em 2002, este produto pode prevenir sintomas, provocadas por o vírus, assim como a sua replicação.

Já outro estudo, publicado em 2001, afirma que pomadas feitas com ruibarbo e sálvia podem ser tão eficazes no tratamento de herpes labial, como Zovirax, por exemplo. Também cremes que incluam zinco podem reduzir a vida das incómodas bolhas, reduzindo a sensação de formigueiro e comichão.

Cientistas também descobriram que a raiz de alcaçuz tem propriedades antivirais e antibacterianas. Ajudando a limitar propagação do vírus e prevenindo infeções. Bálsamos de limão são outro produto muito útil nestas horas já que é eficaz em proteger do vírus e a tratar as bolhas, reduzir tempo de cicatrização e atenuar sintomas.

Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação. Por isso, aplicar um cubo de gelo ao primeiro sintoma de pode fazer com que não tenha tantas dores, diz a plataforma.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Vitória domina Atlético de Alagoinhas e alcança vice-liderança no Campeonato Baiano

Neste domingo (25/02), no Barradão, o Vitória conquistou um importante triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas por 3 a...