Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Coluna do meio: A fumaça de Jerônimo; Candeias perseguida; Rui irritado; e 61 prefeitos em cima do muro

1. Essa semana, pelo menos quatro pesquisas de intenções de voto para governador, senador e presidente serão divulgadas na Bahia, entre elas a Séculus/Informe Baiano, que será revelada na próxima quarta-feira (07/09).

2. “Vou governar com qualquer um que ganhar a eleição para presidente” e “Vai fazer pela Bahia o que fez por Salvador”. As duas frases constantemente divulgadas por ACM Neto, definitivamente, “pegou” na capital e no interior. Talvez sejam esses os dois principais motivos de Lula não conseguir impulsionar Jerônimo Rodrigues.

3. O governador Rui Costa tem deixado transparecer nos eventos políticos que o clima não está bom, apesar dos “concursos frequentes de dança”, impulsionado pelo ‘Samba do Jero’. Aliás, a versão petista da música da banda Uh Polêmico foi um acerto e tem quebrado o clima de tensão. Dizem que Rui reclama de tudo e não está satisfeito com nada. Ele estaria ficando mais irritado quando o senador Wagner está presente.

4. Líder do governo na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBa), o deputado estadual Rosemberg Pinto, que teve 101.945 votos nas eleições de 2018, deve ter uma queda significativa no pleito desse ano. Inclusive, na semana que passou, perdeu o apoio de mais um prefeito, mas ele está sabendo agora. O gestor oficializará a ‘portabilidade’ daqui a alguns dias. Mas apesar dessa perda a chapa proporcional liderada pelo PT comemora o crescimento substancial do também candidato à reeleição Júnior Muniz. O jovem petista teve 21.058 votos na última disputa e agora deve triplicar.

5. Perseguição: Com dinheiro em caixa, a prefeitura de Candeias quer construir um hospital municipal referência na RMS, mas tem enfrentado dificuldades porque, conforme denunciou a primeira-dama e candidata a deputada estadual, Soraia Cabral, o Estado “dificulta a liberação do projeto”. Durante um evento na cidade, a líder progressista pediu “sensibilidade” ao Governo Estadual e lembrou que a Saúde Pública é um dos principais problemas Bahia. “Porque não manda uma equipe para agilizar o processo? O mínimo que poderia fazer é facilitar”, disparou.

6. Pode anotar: PP elegerá sete deputados estaduais e há chances reais de garantir cinco cadeiras no parlamento federal. Na ALBA, entre os favoritos, pela ordem, estão: Antônio Henrique Júnior, Nelson Leal, Niltinho, Hassan, Soraia Cabral, Eduardo Salles, Felipe Duarte, Luiza de Deus, Sandro Bahiense, Maurício Trindade, Manassés, Fábio Lima e Sabá. Para a Câmara aparecem bem nas casas de apostas João Leão, Neto Carletto, Cláudio Cajado e Mário Negromonte Júnior. A eventual quinta vaga tem na disputa o fenômeno Gordinho da Favela e a desenrolada Roberta Caires. Briga boa dos vereadores soteropolitanos.

7. Sede de vitória:
Diante do crescimento do PP, quem está empolgado é o vereador Sandro Bahiense, que já disse que montará no “cavalo selado”. O negão filho da Liberdade tem garimpado mais de 100 municípios e quer ficar entre os cinco mais votados de Salvador. “A minha eleição é a vitória da favela. Serei diplomado deputado esse ano porque o povo quer e Deus está no comando”, disse.

8. Compromisso de Leão: O vice-governador e candidato a deputado federal tem percorrido os quatro cantos da Bahia e já disse que vai construir a ponte Salvador-Itaparica em uma eventual gestão de ACM Neto. Essa será a prioridade do “Bonitão” em Brasília. Devoto de Santo Expedito, o Santo das Causas Impossíveis, ele tem uma enorme e bela imagem sacra em sua casa. O presente foi dado por um padre que atuava na Igreja Católica de Serrinha. Assim que a ponte for erguida, Leão devolverá a imagem, conforme relatou ao Dom Ottorino Assolari. Inclusive, uma imagem de São José já foi devolvida.

Santo

9. PSC: O partido deve garantir um deputado federal e o favorito é o ex-prefeito de Irecê Luizinho Sobral, que acertou em cheio ao declinar da disputa para deputado estadual. Evangélico, Luizinho tem conquistado apoios de pastores, ex-prefeitos e vereadores em toda a Bahia. Correm por fora e também com grandes chances Heber Santana, Pastor Abílio e Tenóbio.

10. Patriota: A disputa por uma vaga para deputado estadual na legenda está interessante e um nome novo surgiu no partido como favoritíssimo. Trata-se de Binho Galinha, que vem “sacudindo” Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. Correm por fora Josafá Marinho e Alexandre Marques.

11. O rugido do Leão: Cacá tem começado a despertar a atenção dos soteropolitanos e já é possível identificar eleitores do candidato ao Senado de ACM Neto. O crescimento deve-se a diversos fatores, entre eles a “Operação Coligado”, comandada pelo prefeito Bruno Reis, que tem “apertado” os vereadores e as lideranças diariamente.

12. Embolou: Jerônimo Rodrigues estava nadando de braçada nas cidades de Pilão Arcado e Central com possibilidade real de vitória com mais de 70% dos votos, mas o cenário mudou após uma articulação de deputados do time de ACM Neto. Na cidade da região Norte, o ex-prefeito Afonso, uma das lideranças mais fortes do município, declarou que apoiará o ex-gestor da capital baiana. O prefeito Orgeto e a máquina municipal continuam firme e forte com Jerônimo. Já no município de Central, que faz parte do Território de Irecê, novo contra-ataque. Neto agora conta com o apoio do prefeito eleito Renato do Boi, que foi cassado pela Câmara de Vereadores.

evento XX

13. Irecê: O prefeito Elmo Vaz está empenhado de corpo e alma na campanha de Jerônimo. O líder yellow tem trabalhado pesado na sede e na zona rural. Nesse momento, a expectativa é que o candidato governista ganhe a disputa no município com boa margem.

14. “Eu lembro que em 2018 Zé Ronaldo tinha dificuldade para encontrar até vereador para receber ele. Hoje a gente ver ‘banda A’ e ‘banda B’, muitas vezes até ‘banda C’, todo mundo junto apoiando Neto. E esses eventos do PT, fumaça apenas. Veja o exemplo de Ipiaú. Eles enviam ônibus de todas as cidades da região e enchem o espaço. Com a estrutura que o PT tem é impossível não fazer isso. Agora veja se tem gente da cidade no evento. Não tem. Só os ‘gatos pingados’ que trabalham nas prefeituras. E quando encontra alguém que vota neles é uma alegria, tira foto e diz: ‘graças a Deus’”, disse um assessor parlamentar que atua no território Médio Rio de Contas.

15. Portabilidades: São aguardadas pelo menos nove portabilidades para o Time de Neto nos próximos dias, incluindo um prefeito de uma região dominada pelo PT. Levantamento atualizado pelo IB aponta que 61 prefeitos ainda estão em cima do muro.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Porto Seguro

Após seis anos, Vitória alcança semifinal do Baianão e ainda rebaixa o Itabuna

O Vitória ganhou de 2 a 0 do Itabuna fora de casa, no estádio Mário Pessoa (Ilhéus), e garantiu...