Assinada lei que autoriza drawback para compra de serviços

A partir de 2023, exportadores brasileiros poderão comprar serviços como transporte, seguro, manejo e armazenagem de cargas com suspensão de tributos. Foi sancionada hoje (5) lei que institui o drawback [suspensão de serviços].

Benefício reconhecido pela Organização Mundial do Comércio, o drawback permite a suspensão ou isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre insumos usados em mercadorias produzidas para a venda no exterior. A nova lei estendeu o mecanismo aos exportadores que adquirem serviços durante a produção.

Para ter direito ao benefício, o exportador precisa comprovar que os serviços sejam direta e exclusivamente vinculados à exportação ou à entrega, no exterior, de produto que se beneficie do mecanismo de drawback.

Segundo o Ministério da Economia, a nova lei contribuirá para a inserção de empresas brasileiras no exterior, gerando redução de encargos e melhorando a competitividade dos exportadores locais.

Até agora, o drawback só era concedido para a compra de insumos nacionais e estrangeiros destinados à industrialização de produtos a serem exportados. Em 2021, o mecanismo amparou a exportação de mais de US$ 61 bilhões, segundo a Secretaria de Comércio Exterior. Com a nova legislação, os serviços passarão a ter o mesmo tratamento dos insumos físicos.

Competitividade

A suspensão do PIS/Cofins para a aquisição de serviços relacionados à exportação de mercadorias custará cerca de R$ 1,1 bilhão em 2023. O custo fiscal, informou o Ministério da Economia, em Brasília, está previsto no projeto da Lei Orçamentária (PLOA) do próximo ano, encaminhado ao Congresso Nacional no último dia 31.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os serviços representam 35,7% do valor adicionado às exportações brasileiras de bens manufaturados.

Segundo estudo conjunto do Ministério da Economia e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), diversos membros do G20 – grupo das 20 maiores economias do planeta – aplicam isenções tributárias semelhantes para a compra de serviços: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, França, Itália, México, Reino Unido, Rússia e União Europeia.

Simm oferece 83 vagas para esta sexta-feira (26)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 83 vagas de emprego e estágio em Salvador para esta sexta-feira (26). Os...

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: Homem é morto dentro de mercado no interior da Bahia

Um homem foi morto a tiros dentro de um mercado do povoado Beira-Rio, localizado na zona rural da cidade de Oliveira dos Brejinhos, na...

Simm oferece 83 vagas para esta sexta-feira (26)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 83 vagas de emprego e estágio em Salvador...
Fundação Jose Silveira

Simm oferece 83 vagas para esta sexta-feira (26)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 83 vagas de emprego e estágio em Salvador...

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: Homem é morto dentro de mercado no interior da Bahia

Um homem foi morto a tiros dentro de um mercado do povoado Beira-Rio, localizado na zona rural da cidade...

PERDEU O CONTROLE DA DIREÇÃO: Carro bate em poste na Av. Vasco da Gama, em Salvador

Uma motorista perdeu o controle da direção e colidiu o carro com um poste na Avenida Vasco da Gama,...

Brasil inicia jornada nos Jogos Olímpicos Paris 2024 com ótimos resultados

A trajetória do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris começou vitoriosa. No handebol feminino, o Brasil estreou com...