Mais de três milhões de jovens podem usufruir dos benefícios alcançados por meio da adesão à Identidade Jovem. “As atualizações no aplicativo trouxeram várias funcionalidades para além de somente emitir o documento, como acontecia na versão anterior, e isso atraiu muito mais jovens de 15 a 29 anos” destacou a secretária nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNJ/MMFDH), Luana Machado.
Para Luana, o alcance do instrumento social para mais de 3,6 milhões de cidadãos relaciona-se à garantia de direitos da juventude brasileira. “Preservar e expandir esses benefícios para os jovens é entender a importância do acesso à cultura, ao esporte e a outros direitos conquistados pelo Estatuto da Juventude”, aponta.
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um documento gratuito emitido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do MMFDH e possibilita aos jovens de baixa renda o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de garantir vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 05 de outubro de 2015.