Prefeitura Municipal de Savaldor

Fuzuê e Furdunço terão esquema especial de serviços da Prefeitura

A Prefeitura de Salvador está montando um esquema especial para garantir a segurança dos foliões que vão curtir o Fuzuê e Furdunço neste sábado (11) e domingo (12), respectivamente. As duas festas, que antecedem o Carnaval, acontecem no Circuito Orlando Tapajós, no sentido Ondina – Barra.

Saúde – Os foliões contarão com uma estrutura de saúde montada exclusivamente para os eventos. Um módulo assistencial instalado próximo ao Farol da Barra – localizado na Rua Professor Lemos de Brito, na transversal entre a Marques de Leão e Afonso Celso – atenderá soteropolitanos e turistas.

No sábado (11), no Fuzuê, o módulo começa os atendimentos às 12h e se estende até a 0h do domingo (12). Para o Furdunço, no domingo (12), a unidade prestará assistência das 14h às 2h da manhã da segunda-feira (13).

O equipamento contará com 20 leitos, equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por 18 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais servidores que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do Samu também estará de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento para unidades de retaguarda.

Ordem Pública – Os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vão orientar os comerciantes informais durante todo o evento, para que trabalhem em locais apropriados e permitam o trânsito de pedestres e veículos, além de comercializar apenas produtos permitidos pelo Estatuto de Festas Populares.

Guarda Municipal – Cerca de 110 guardas municipais vão realizar o patrulhamento preventivo no Fuzuê e no Furdunço. Dentre as ações, o órgão vai prestar apoio à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em operação contra poluição sonora, à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e também à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Salvamar
– A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com um efetivo de dez agentes nos dias de pré-Carnaval. Eles vão se revezar em escalas diurnas e noturnas, garantindo a segurança dos foliões. Os salva-vidas contarão com material de socorro e pranchas, que vão auxiliar no serviço. O posto será instalado no Barravento, em uma localização que possibilita o emprego imediato do socorro, caso seja necessário.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) contará com agentes atuando em todo o circuito fazendo a varrição da região. Além disso, foram disponibilizados banheiros químicos e contêineres climatizados, distribuídos ao longo da avenida. A Limpurb também dará apoio aos catadores que vão trabalhar na folia, com centrais instaladas no circuito, dentro da ação “Plástico é Vida, Reciclando na Avenida”.

Sedur – Durante o Fuzuê e Furdunço, os fiscais da Sedur estarão em regime de plantão no trecho Ondina/Barra. A operação tem como objetivo fiscalizar a exibição de publicidade e garantir proteção das marcas patrocinadoras do Carnaval, nas áreas de restrição comercial.

Os agentes atuam também para assegurar que os estabelecimentos comerciais não comercializem bebidas em garrafas de vidro e não ocupem o logradouro público com mesas, cadeiras, gradis, toldos ou outros equipamentos. A ação visa coibir ainda a execução de atividades provisórias, sem a devida autorização da Prefeitura.

Além disso, os fiscais farão o monitoramento sonoro dos trios, bares, restaurantes e casas de eventos. O órgão informa ainda que todos os eventos só podem ser realizados com a autorização da Prefeitura, sob pena de multa e interdição.

Seman – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) intensificou iniciativas pontuais com agentes em diversos pontos da folia, executando serviços de poda de árvores, desobstrução de redes de drenagem, tapa-buracos em pavimentação asfáltica, colocação de tapumes e remoção de mobiliários urbanos.

As ações da Seman incluem ainda atendimento às solicitações emergenciais e reparos de infraestrutura, além de eventuais substituições que se façam necessárias no mobiliário urbano durante o Carnaval.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou vistoria prévia das estruturas no local, junto com a Sedur, para evitar situações que pudessem colocar em risco civil os foliões.

Sempre – Durante a realização do Fuzuê e Furdunço, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) estará atuando no circuito, das 7h às 17h, através do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). O objetivo é realizar busca ativa para identificar a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua. Além disso, outras ações de situações de vulnerabilidade e risco social deverão ser realizadas.

A estratégia contará com equipes multidisciplinares formadas por coordenadoras, assistentes sociais, educadores sociais e supervisores. A equipe deverá buscar resolução das necessidades imediatas e promover a inserção do mesmo na rede de serviço socioassistenciais e demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Entre as ações aptas a serem realizadas pelos profissionais, estão a abordagem social; orientações acerca de situações de violação dos direitos envolvendo crianças e adolescentes; a realização de cadastro social de crianças e adolescentes, e devidos encaminhamentos para os equipamentos da proteção social (Cras e Creas). Também serão realizados a sensibilização e distribuição de panfletos acerca do combate ao trabalho infantil.

Trânsito – A Transalvador vai alterar o trânsito no trecho que vai do Largo do Camarão (Ondina) ao Farol da Barra, no sábado (12) e domingo (13), para realização dos desfiles. Dentre as opções para os motoristas estão as avenidas Centenário, Milton Santos e Anita Garibaldi.

Transporte – Para a realização do Fuzuê e Furdunço, as linhas terão o itinerário alterado, devido à interdição de parte da Avenida Oceânica para a realização dos desfiles. No domingo (12), 14 linhas que trafegam pela Barra terão reforço na frota.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

MINUTOS DE TERROR: Mulher reage a assalto e quase é baleada em São Rafael; assista

Um assalto foi registrado por câmeras de segurança na noite de quinta-feira, (27), no conjunto Moradas do Campo, bairro...