Terreiro de Candomblé em Dias D’Ávila é invadido, depredado e furtado

Um terreiro de Candomblé, Ilê Asè Airá Tolami, na cidade de Dias D’Ávila, região metropolitana de Salvador, foi arrombado, depredado e furtado, na manhã de sábado (11/02). O imóvel fica no bairro Santa Helena.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, mas ninguém foi preso. Janelas e portas foram destruídas, e eletrodomésticos, alimentos e objetos de uso pessoal foram levados pelos bandidos.

A página do Casa no Instagram relatou o caso e disse tratar “de mais um ataque”.

“Infelizmente, a família Ilê Asè Airá Tolami vem aqui não divulgar nossas festas, nosso axé, momentos felizes e louvando aos nossos ancestrais. Hoje, viemos aqui divulgar mais um caso de triste: nosso terreiro foi INVADIDO, DEPREDADO e FURTADO, por pessoas que não respeitam o nosso axé, que não respeitam sobretudo uma casa de candomblé”, denuncia.

“Estávamos na roça na quinta-feira, quando chegamos novamente no sábado encontramos essa triste surpresa. Os criminosos envolvidos nesse caso escolheram invadir, principalmente, os espaços mais sagrados, como casas de santo, roncó e barracão. Também invadiram a casa onde guardamos itens pessoais. Mas, ‘estranhamente’, não levaram os itens de maior valor. Já sabemos que não foi o furto qualquer, isso tem nome: racismo religioso”, acrescenta o terreiro.

“Por isso, estamos vindo aqui registrar e EXIGIR a prefeitura de Dias D’Ávila, ao governo do Estado e aos deputados, por SEGURANÇA nos entornos dos terreiros. Pois, não é a primeira vez que sofremos esses ataques e quem é de axé sabe a dor que a intolerância religiosa provoca. Para quem não é, saibam que nossas VIDAS estão nesses lugares, o que há de mais precioso para nós: o nosso SAGRADO”, pontua.

A Casa afirma também que agora, “diante de todo o ocorrido, estamos nos reunindo, nos fortalecendo novamente, para conseguirmos consertar todas as portas, grades, tudo que foi quebrado, e pensar em estratégias para promover a nossa segurança, mas, independente disso, esperamos de todo coração que possamos contar com quem realmente deve garantir e assegurar nossos terreiros, o poder e a segurança pública!”.

“Enfim, esse é um texto de DENÚNCIA e de REIVINDICAÇÃO por mais atenção aos terreiros e contra a intolerância religiosa. Que o axé, algum dia, possa ser cultuado como as religiões brancas. Que Oxóssi, Xangô, Tupiaçu e todos os ancestrais protejam nossa casa e afastem todo o mal. Axé!”, finaliza.

A Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid) da Polícia Civil e a delegacia da cidade vão investigar o caso.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...