Os Caboclos de Itaparica vão formar uma das alas do bloco Quero Ver o Momo, dia 19 – às 17:30, no circuito Batatinha, Pelourinho. O desfile será uma oportunidade para mostrar a tradição com suas marchas, danças e toques de atabaques e de arcos e flechas. Criado em 1939, o Grupo Cultural Caboclos de Itaparica representa a bravura do povo nativo (itaparicano) que heroicamente defendeu o território da ilha nas batalhas de 7 de janeiro de 1823 no processo de consolidação da Independência do Brasil na Bahia.
Este ano, a Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo desfila com o tema “Nossa Identidade” reverenciando a ancestralidade do povo brasileiro em sua formação, com a contribuição dos indígenas, habitantes originários do território brasileiro, portugueses e africanos. A animação será do Grupo Recordar (de Fanfarra) composto por 40 músicos de sopro e percussão. A fantasia está sendo vendida por R$70,00 individual, e R$120,00 casadinha, no Balcão Samba Vivo, no piso L4 do Shopping Piedade ou na Bilheteria Digital.
A estética do bloco relembra os carnavais antigos. Formado por alas, o desfile contará com uma banda de sopro e percussão com repertório de marchinhas e sambas carnavalescos, seções específicas formadas por integrantes caracterizados com suas respectivas indumentárias: abre-alas, mestre-sala e porta-bandeira (1 casal), ala das baianas, ala de passistas com percussão, ala afro, ala indígena, e contará também com a alegria do Rei Momo, Rainha, Princesa e Miss, que que foram eleitos durante a realização do Concurso Realeza Momesca da Melhor Idade 2023.