Os moradores e comerciantes do Morro de São Paulo têm enfrentado sérios problemas causados pelo deficiente esgotamento sanitário oferecido pela Embasa. A incomodação tem sido diária com os vazamentos dos poços de visita da rede de esgoto. O mau cheiro causa transtorno à população e aos milhares de turistas que visitam o arquipélago.
A comunidade pede insistentemente providência aos órgãos competentes, acreditando que o problema é reflexo da falta de manutenção e de investimentos na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da ilha de Tinharé.
Nota da Embasa
O sistema de coleta e tratamento de esgoto de Morro de São Paulo está operando normalmente, atendendo à localidade turística. Hoje (19) pela manhã, a empresa atendeu duas solicitações para desobstrução de ramal de esgoto do imóvel que estava entupido por gordura, resultado de descarte indevido de óleo de cozinha nas instalações internas. Uma das pousadas já teve seu ramal desobstruído, no início da manhã, e a outra estava sendo atendida com estimativa de conclusão às 14h de hoje.