Novos terremotos atingiram a Turquia nessa segunda-feira (20) e, segundo a Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres (Afad), já foram contabilizados 6 mortos e quase 300 feridos. Outras 294 pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde na área atingida.
Em publicação no twitter, o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, explicou que, dos feridos atendidos, 18 cidadãos estavam em estado grave e foram levados para as cidades de Adana e Dörtyol por via aérea e terrestre. Além disso, ele afirmou que, em Hatay, 112 equipes de saúde realizam exames e disponibilizam medicamentos à população.
Segundo autoridades locais, o epicentro do novo tremor de magnitude 6,4 foi registrado a 3 km a sudoeste da cidade de Uzunbag, na província de Hatay, no sul da Turquia. Há duas semanas, em 6 de fevereiro, a região foi uma das mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país e a Síria. Na ocasião, 45.000 pessoas morreram.
Ainda nessa segunda, a Afad verificou tremor em Hatay de magnitude 5,8. Outros 90 tremores secundários foram registrados e cerca de 6.000 tendas foram enviadas para ajudar a população.