Prefeitura Municipal de Savaldor

“Segurança perpassa por educação e políticas sociais”, diz Suíca sobre dados de violência na Bahia

Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana entre as cidades mais violentas do planeta, segundo dados do Monitor da Violência divulgados esta semana. E a Bahia foi o estado que mais registrou mortes violentas em 2022, em todo o Brasil, pelo 4º ano seguido. Essas informações deixaram o vereador da capital baiana Luiz Carlos Suíca (PT) apreensivo com a situação. Nesta segunda-feira (6), o parlamentar disse que a segurança pública precisa de uma mudança no foco e os governos precisam criar novas políticas públicas para conter os altos índices, tanto a prefeitura quanto o estado.

“Segurança perpassa por educação e políticas públicas sociais de inclusão para mais participação da população nas decisões do estado e de suas cidades. Nosso estado amarga os dados de violência e precisa agir urgentemente para evitar que sucumba ao crime organizado e às milícias. Temos que agir dentro da lei. Quem mais morre na Bahia e em Salvador são as pessoas mais vulneráveis socioeconomicamente, ou seja, os pretos e pobres. Os dados mostram que maioria das vítimas de homicídios dolosos, por exemplo, são jovens adultos negros. Isso precisa mudar”, aponta Suíca.

Para o edil petista, o município também deve se mobilizar para garantir a segurança das pessoas. “Quando você tem ruas sem iluminação e sem calçamentos, quando não se tem escolas de ensino básico e saúde nos bairros a prefeitura acaba deixando essas pessoas vulneráveis. Então, as gestões municipais têm que ajudar o estado neste combate. Tem que ser um trabalho em conjunto”, salienta Suíca. De acordo com dados divulgados pelo Monitor da Violência – índice nacional de homicídios criado pelo portal g1 – foram contabilizadas 5.124 mortes violentas na Bahia no último ano. Os dados apontam uma média de 427 assassinatos por mês.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Vitória domina Atlético de Alagoinhas e alcança vice-liderança no Campeonato Baiano

Neste domingo (25/02), no Barradão, o Vitória conquistou um importante triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas por 3 a...