O químico mexicano Dr. Mario Molina, que desempenhou um papel fundamental na descoberta dos efeitos dos produtos químicos na camada de ozônio da Terra, é homenageado pelo Google em seu 80º aniversário com um Doodle especial. Molina é uma figura importante na comunidade científica e ambiental, tendo trabalhado em várias instituições de renome, incluindo a Universidade da Califórnia, Berkeley, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Sua pesquisa sobre como certos produtos químicos, como os clorofluorocarbonos (CFCs), estavam degradando a camada de ozônio levou a descobertas revolucionárias e à publicação de um artigo na Nature. Em 1995, Molina e seus colegas ganharam o Prêmio Nobel de Química pelo seu trabalho.
Graças às descobertas de Molina, o Protocolo de Montreal foi adotado em 1987, um tratado internacional que proibiu a produção de muitos produtos químicos prejudiciais à camada de ozônio. Como resultado, a camada de ozônio está se recuperando gradualmente.
Embora Dr. Molina tenha falecido em outubro de 2020, seu legado continua a inspirar e impactar gerações futuras. O Mario Molina Center, fundado por ele, promove a sustentabilidade e a proteção ambiental por meio da ciência e da educação.
O Doodle em homenagem a Molina está sendo exibido em vários países ao redor do mundo, incluindo partes da Europa, América do Norte e Sul, bem como na Índia.