Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Sistema de abastecimento garante água de qualidade para população da zona rural de Utinga

Quem viveu a experiência de esperar o abastecimento de água pelo carro pipa sabe valorizar cada gota que sai da torneira de casa. Essa era a realidade de 491 famílias das localidades de Cambuí, Umburana, Igrejinha, Ladeira Vermelha, Araras e São Domingos, no município de Utinga, antes da implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“A água que chegava pra gente era por meio do carro pipa e, muitas vezes, não dava para abastecer todas as comunidades, a demanda era muito grande. Também tinha água de um sistema antigo da Prefeitura, mas era racionada, caía de vez em quando, sem nenhum tipo de tratamento. A gente ia lavar a roupa, ela não espumava, ia tomar banho, saía um pouco cinzento, pra lavar cabelo não era aconselhável”. Este é o relato de Jadson Medrado, um dos líderes comunitários do povoado de Umburana.

Com a implantação do sistema, a família de Jadson e outras 490 famílias tiveram suas vidas transformadas com água tratada direto nas torneiras de suas casas. “O Bahia Produtiva nos ajudou muito. Hoje, temos a certeza de que teremos água 24 horas, e que se trata de uma água de qualidade, sem ter aquele medo de estar utilizando uma coisa que não é apropriada para o consumo”, comemorou o líder comunitário.

Para atender à população, a captação da água é feita por meio de um manancial subterrâneo, com um sistema de bombeio, 10.412m de adutora, 19.500m de rede de distribuição, tratamento de água com cloração, 01 reservatório elevado e 491 ligações domiciliares. Também foram construídos 125 módulos sanitários domiciliares compostos por um banheiro completo com chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água e sistema de tratamento de esgoto sanitário.

O abastecimento de água nas comunidades rurais é gerido por meio Central de Associações Comunitárias de Seabra, responsável pela manutenção e operação do sistema. A iniciativa, que é financiada pelo Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, constitui-se uma referência para a criação de um modelo de política pública de saneamento rural.

Com o modelo de gestão das Centrais de Associações Comunitárias de Jacobina, Seabra e Caetité, já foram realizadas e recuperadas 31.967 ligações e implantados 185 sistemas de abastecimento de água, beneficiando 130.358 pessoas. As ações são realizadas em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e a Central de Associações Comunitárias, responsável pela manutenção e operação do sistema.

O Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. As ações são realizadas em parceria com a Cerb e a Central de Associações Comunitárias.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura de Juazeiro

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Das 1.235.119 vacinas contra a dengue distribuídas a municípios selecionados pelo Ministério da Saúde, apenas 182.204 foram aplicadas em...