Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia

Operação Chuva 2023: Secis inicia plantio de árvores nesta segunda (26)

A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) inicia nesta segunda-feira (27), às 10h, uma série de plantio de árvores em Salvador. A primeira ação acontece no canteiro central da Avenida Garibaldi, às 10h. A estratégia ambiental faz parte da Operação Chuva 2023, em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

A iniciativa visa auxiliar no amortecimento do fluxo das águas da chuva no solo e melhorar a drenagem no período mais chuvoso do ano na capital baiana. A previsão é que, até o final da Operação Chuva, sejam plantadas 3 mil árvores em diversos bairros da capital baiana.

A titular da pasta, Marcelle Moraes, destaca que, além dos benefícios relacionados à água, a semeação tem influência também na questão climática com a absorção de gases do efeito estufa e, por consequência, melhora consideravelmente o microclima local. “Essa contribuição ganha força neste momento de Operação Chuva, mas é uma prática que queremos incentivar a todos os soteropolitanos em qualquer circunstância. A sustentabilidade precisa ser cotada como fator fundamental para o avanço de qualquer metrópole, pois traz inúmeras vantagens socioambientais e de bem-estar para toda a comunidade”.

Proteção animal – Além do plantio de árvores, a Secis também vai atuar na Operação Chuva 2023 com uma ação inédita: o resgate, acolhimento e abrigo dos bichos que estejam em áreas de vulnerabilidade no momento de chuva torrencial com necessidade de evacuação. A atividade é realizada por meio da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), em parceria com a Brigada K9 de bombeiros voluntários.

Quando a sirene da Codesal for acionada nas comunidades, conforme alinhamento, a equipe da Secis estará de prontidão para resguardar os animais. “A Brigada k9, com expertise em salvaguardar a vida dos animais em situações emergenciais causadas por alterações climáticas, vai nos auxiliar a atuar de perto para garantir salvar as vidas desses animais com total atenção e segurança. Esse acolhimento, com certeza, vai aliviar o sofrimento das famílias que podem passar por situações críticas em virtude das chuvas”, explica a secretária da Secis.

Contato – Como parte da etapa de alerta da Operação Chuva 2023, a Codesal cadastra gratuitamente qualquer cidadão que deseja receber informações e avisos meteorológicos. Para isso, basta enviar SMS para o número 40199, informando apenas o CEP. O órgão municipal funciona em esquema de plantão 24 horas por dia, atendendo às solicitações emergenciais pelo telefone gratuito 199.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue

"O meu homem-aranha está amuado, tristinho. É tão estranho”. A auxiliar de serviços gerais Juliana Pereira, de 28 anos...