Ônibus velhos e fedorentos: Viação Novo Horizonte acumula mais de mil reclamações e coloca vida de usuários em perigo

Viajar pela empresa Novo Horizonte tem sido um verdadeiro martírio para baianos e turistas. A maioria da frota é velha e apresenta problema até de falta de freio.

Um ônibus que saiu de Salvador, na noite desta segunda-feira (15/05), com destino final Bom Jesus da Lapa, quebrou no meio do percurso. Foi feita a troca por outro veículo coletivo e acredite, novamente ocorreu defeito, provocando uma nova parada e outra mudança de ônibus, conforme relato ao Informe Baiano da passageira Lucimar Oliveira, na manhã desta terça-feira (16/05).

“A gente esperava chegar 8h, eu tinha vários compromissos e aí dois ônibus da empresa quebram. É revoltante. Ficamos mais dê quatro horas parados no meio da estrada. Chegamos no destino às 13h”, desabafou.

“Semana retrasada o ônibus ficou com o freio falhando e quando chegou em Caetité disse que a pastilha já havia comido toda. Ficou saindo fumaça na roda. Dentro é um fedor insuportável que a gente fica com dor de cabeça. E para piorar o motorista não quer parar e fica o tempo todo brigando com os passageiros”, relatou a dona de casa. A mulher, que saiu de Salvador com destino a Riacho de Santana, ainda fez um questionamento: “porque não mudam essa empresa? Décadas e décadas prestando um péssimo serviço”.

A Viação Novo Horizonte opera diversas rotas no estado, entre elas a ligação de Salvador com as regiões Sudoeste e Oeste.

Em 18 de abril desse ano um veículo da empresa pegou fogo no trecho da BA-263, entre as cidades de Vitória da Conquista e Anagé. Funcionários afirmaram que a causa do acidente foi a falta de manutenção dos coletivos, demonstrando um “descaso total com os consumidores e a segurança”.

Na plataforma Reclame Aqui, são diversas queixas sem respostas, tampouco soluções.

“Ar condicionado inoperante: Infelizmente o descaso com o consumidor é corriqueiro. Barulhos enormes debaixo do ônibus, possivelmente por falta de manutenção”, escreveu um usuário no sábado (13/05).

No mesmo dia, outra pessoa desabafou: “ÔNIBUS PRECÁRIO. Essa empresa não tem o mínimo de respeito pelos clientes. É um verdadeiro descaso, é desumano o que essa empresa faz as pessoas”.

Já no dia 9 de Maio, uma pessoa fez o seguinte relato: “Pior viagem, ida e volta. Saí de Guanambi para Ilhéus e tanto na ida como na volta, o ônibus quebrou e atrasou a viagem. A primeira levou 11 horas para chegar no meu destino e a segunda, 13, numa rota que geralmente leva de 7 a 8 horas. Veículos velhos, banheiro sem água, cheiro de pneu queimado a viagem toda”.

A Viação Novo Horizonte acumula mais de mil reclamações no canal e conforme o Reclame Aqui se enquadra como “Não Recomendada”, pois não responde a pelo menos 50% dos chamados.

A Agerba disse em nota que lamenta o ocorrido. “Encaminhamos a denúncia para a Diretoria de Fiscalização. O fato ocorrido será apurado e as medidas cabíveis serão tomadas. O usuário, se desejar, também poderá fazer o registro do ocorrido através da Ouvidoria da Agerba, pelo telefone 0800 071 0080 (ligação gratuita)”, diz o órgão.

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