Projeto de hidrogênio e amônia verde da Quinto Energy é um dos mais consistentes do mercado, diz diretor da CGN

Gigante chinesa assinou MoU com empresa baiana nesta terça-feira, em cerimônia com o governador Jerônimo Rodrigues

A gigante chinesa CGN Brazil Energy assinou nesta terça-feira (30) um memorando de entendimento (MoU) com a empresa brasileira Quinto Energy visando a implantação mega complexo de energia eólica e solar, no sertão da Bahia, com foco na produção de hidrogênio verde em larga escala.

O acordo de cooperação foi assinado pelas empresas na manhã desta terça (30) com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, no Senai Cimatec, na mesma cerimônia onde ocorreu a inauguração do Complexo Eólico Tanque Novo, segundo maior projeto da CGN no Brasil, cujo investimento foi de R$ 1,15 bilhão.

E a parceria com a Quinto, que visa a implantação de parques eólicos e solares com capacidade instalada de 14GW, sinaliza a expansão da CGN no Brasil.

“Estamos em contato com a Quinto há um bom tempo, mas recentemente vínhamos estudando alguns projetos de hidrogênio e amônia, e consideramos um dos projetos mais consistentes que a gente viu no mercado. Acreditamos muito no projeto e no conceito que está sendo implementado pela Quinto Energy”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brazil Energy, André Martini.

CEO da Quinto, Rafael Cavalcanti destacou a potência da parceria. “Temos uma sinergia muito grande com a CGN, que vê o potencial da Bahia para produção de hidrogênio verde em larga escala. A Bahia é o futuro dos combustíveis renováveis. Em suas diferentes formas, com fonte híbrida de energia éolica e solar, linhas de transmissão interligadas, Polo Petroquímico interligado ao Porto de Aratu, a Bahia vai liderar o processo das refinarias verdes do mundo”, afirmou o CEO da Quinto Energy, Rafael Cavalcanti.

Também estiveram presente no evento o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain da Cruz, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e a presidente da Abeeolica (Associação Brasileira de Energia Eólica), Elbia Gannium.

Sobre a CGN
A CGN Brasil Energia é uma empresa que atua no desenvolvimento, implantação e operação de projetos de energia renovável. Continuando com a sua estratégia de desenvolvimento internacional, a CGN Energy International Holdings (CGNEI) do Grupo CGN, empresa com atuação mundial no mercado de energia, adquiriu a Atlantic Energias Renováveis S.A, que pertencia à Actis, gestora britânica de fundos de private equity.

Mediante a aquisição, a companhia renomeada CGNBE assumiu 100% os negócios da Atlantic. A empresa passou a ser a quinta maior produtora de energia limpa na America Latina, de acordo com a BloombergNEF (BNEF).

Sobre a Quinto Energy
No mercado há 15 anos, a Quinto é uma empresa desenvolvedora de projetos para implantação de parques de energia eólica e solar, com foco na produção de hidrogênio verde em larga escala.

Em seu portfólio tem cinco complexos híbridos com capacidade instalada de 14GW. A empresa tem 2,8 mil propriedades arrendadas e regularizadas, totalizando 258 mil hectares em 15 municípios baianos. Todo o projeto foi desenvolvido de forma estratégica para viabilizar o escoamento da produção energética para a planta de H2V, com o objetivo de torná-lo com preço de mercado mais competitivo.

Influenciadora Leandrinha Du Art relata ataques de ódio que recebe nas redes sociais

A influenciadora Leandrinha Du Art, conhecida por sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência, falou sobre a quantidade de ataques de ódio que...

Téo Senna apresenta PL para criar a política municipal de conscientização e orientação sobre epilepsia

Na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Téo Senna (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 137/2024, para criar a Política Municipal de Conscientização e...

Influenciadora Leandrinha Du Art relata ataques de ódio que recebe nas redes sociais

A influenciadora Leandrinha Du Art, conhecida por sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência, falou sobre a quantidade...
Fundação Jose Silveira

Influenciadora Leandrinha Du Art relata ataques de ódio que recebe nas redes sociais

A influenciadora Leandrinha Du Art, conhecida por sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência, falou sobre a quantidade...

Téo Senna apresenta PL para criar a política municipal de conscientização e orientação sobre epilepsia

Na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Téo Senna (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 137/2024, para criar a...

ENCALHOU NA PRAIA DE MAMOÃ: Filhote de baleia jubarte encontrado morto em Ilhéus

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na noite dessa quarta-feira (17/07), em Ilhéus, no sul da Bahia....

Brasil registra um crime de estupro a cada seis minutos em 2023

O Brasil registrou um crime de estupro a cada seis minutos em 2023. Com um total de 83.988 casos...