Em uma homenagem repleta de emoção, a Volkswagen lançou um vídeo especial em comemoração aos seus 70 anos de história no Brasil. Utilizando inteligência artificial, a campanha conseguiu promover um dueto entre Elis Regina e Maria Rita, ao som de “Como Nossos Pais”, canção de Belchior imortalizada na voz de Elis.
O comercial colocou mãe e filha lado a lado, 41 anos após a morte da cantora gaúcha, graças à tecnologia “deepfake”, que permite modificar digitalmente a imagem de um rosto. No vídeo, as artistas aparecem dirigindo kombis da marca de automóveis.
A campanha deixou os internautas emocionados. “Se o objetivo era me fazer chorar, conseguiram!”, diz um comentário. “Que homenagem mais linda”, escreveu outra internauta. “IA muito bem utilizada. Lindo”, “Zerou o game”, “Publicidade que desperta emoção”, pontuaram outros.
Como afirmou a Volkswagen, uma atriz gravou a cena dirigindo o veículo. O rosto de Elis foi inserido depois, através de uma tecnologia de reconhecimento facial, mesclando o rosto da dublê com a imagem recriada da artista. Já a voz da música é a original da cantora.