Motoristas e usuários do transporte da Linha Branca realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (17) na BA-099, próximo à entrada de Praia do Forte, na Bahia. Cerca de 40 pessoas bloquearam a passagem de veículos que se dirigiam à região, utilizando a queima de pneus e galhos de árvores.
O motivo do protesto é a falta de autorização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) para que os motoristas da Linha Branca possam entrar em Praia do Forte. Segundo informações dos manifestantes, a empresa perdeu a concessão do trajeto até a Vila, o que impede o transporte de chegar até o destino final.
“A Agerba está na entrada para impedir que a Linha Branca entre em Praia do Forte. Eles só podem passar direto, deixando o povo na rodovia e seguindo o roteiro direto”, explica um usuário que preferiu não se identificar.
Este é o segundo protesto realizado pelos usuários da Linha Branca, que estão insatisfeitos com a falta de transporte que faz o percurso até a Vila. Como resultado, eles são obrigados a caminhar cerca de três quilômetros até o centro de Praia do Forte. “Uma blitz da Agerba retirou carros de circulação e as pessoas foram obrigadas a deixar o transporte, o que gerou protestos devido à falta de linhas de transporte regulares”, alerta um passageiro.
Devido ao bloqueio, um engarrafamento de aproximadamente 5 quilômetros se formou no sentido de Praia do Forte, e o trânsito continua parado no local.