Em meio a expectativas sobre o cenário eleitoral de 2024, o prefeito de Candeias, Pitágoras Alves (PP), destacou, em entrevista exclusiva ao Informe Baiano, nessa segunda-feira (17/07), que no próximo ano uma análise será feita a favor de determinar o melhor nome para a sua sucessão. O gestor do município localizado na Região Metropolitana de Salvador ainda destacou a evolução da cidade sob seu comando.
“Eu acredito que não é o momento de pensarmos em política. É o momento onde nós temos que continuar focados na administração pública, mesmo porque entendo que seis anos foi muito pouco tempo para fazermos tudo o que Candeias precisava”, iniciou. “Pegamos a nossa cidade totalmente destruída, devastada, sem recurso. Fizemos a tarefa de casa”, garantiu.
“Tenho certeza que a partir do ano que vem nós iremos poder falar sobre política e ver o candidato mais adequado para a sucessão”, afirmou Pitágoras ao IB. “Então, mais importante do que pensarmos num nome para a sucessão da nossa cidade, é estarmos focado no projeto de política pra nossa cidade”.

Obras inovadoras
Como ressaltou o prefeito, grandes obras foram feitas na cidade e outras ainda estão em andamento, que podem ajudar a transformar Candeias em um município estruturado. Entre as próximas entregas estão um hospital no centro da cidade, pavimentações e uma avenida que, segundo Pitágoras, levará o nome do deputado João Isidoro.
“Nós temos grandes obras para serem entregues. Já iniciamos a nova avenida que levará o nome deputado João Isidoro e será um grande marco, um divisor de águas na história da cidade, onde estaremos começando a criar essa nova Candeias, totalmente estruturada, totalmente planejada”, adiantou. “Inicialmente vão ser 3,5 km e futuramente mais 3 km, unindo a BA-523 até o Distrito de Passé”, explicou ao Informe Baiano.
“Temos um hospital pra entregar. Nós queremos colocar um hospital no centro da nossa cidade”, disse. “Também temos pavimentações para poder entregar e chegar em 2024 com chave de ouro”, pontuou.

Cenário nacional
Questionado sobre a possibilidade de uma candidatura para deputado federal ou estadual em eleições futuras, Pitágoras demonstrou entusiasmo, pontuando que representar a Bahia em nível nacional seria motivo de grande orgulho para ele e toda a população candeense.
“Eu entendo que para cada cidadão candeense é um orgulho muito grande estarmos à frente e poder representar a nossa Bahia, esse estado grande, pujante, de uma economia firme, um estado que tem um turismo muito grande, que tem uma potência de um país. Com certeza representar a Bahia, seja no âmbito estadual, ou seja, também no âmbito federal, será um orgulho para qualquer pessoa e com certeza um grande orgulho para mim”, disse.
O prefeito não descartou a possibilidade de contribuir na gestão de outras cidades baianas. “Nós podemos contribuir com a nossa Bahia de diversas formas. Candeias tem a décima maior economia da Bahia, então eu tenho certeza que está indo representar uma outra cidade seria um orgulho muito grande. Ir para Salvador também, quem sabe”.
“Nós acumulamos muita experiência ao longo desses anos, então nos colocamos a disposição, desde o momento que nós entramos na vida pública, para ajudar o povo. Me coloco a disposição para tentar compartilhar esse conhecimento que tivemos aqui na cidade de Candeias”, salientou o prefeito.
“Hoje, graças a Deus, Candeias é reconhecida nos quatro cantos da Bahia, pela transformação que fizemos e pela seriedade também dos órgãos públicos”, completou.

Em análise sobre os 7 meses de governo Lula, Pitágoras ressaltou que é essencial que o Brasil esteja unido a favor de melhorar a administração pública.
“São sete meses, é muito cedo pra falar, mas nós temos que pensar muito positivo. Nós não podemos aceitar que o nosso Brasil continue dividido. As pessoas tem o direito de votar em quem quiser e no momento da política isso é salutar, mas não podemos permanecer com o nosso país dividido. Nós não podemos continuar com essas divergências acirradas e, principalmente, dentro do congresso. Quando o povo sai para poder votar, ele que o Brasil permaneça unido, pelo menos na administração pública, e que tudo seja feito para o para a melhora do nosso Brasil”, concluiu.