Prefeitura Municipal de Savaldor

Eunápolis: Prefeita sanciona leis que tornam Festa da Padroeira, Vila do Forró e Pedrão patrimônios culturais imateriais

Na manhã desta sexta-feira (28), a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (UB), sancionou três leis, de números 1.369, 1.371 e 1.372, que conferem o título de patrimônios culturais imateriais do município de Eunápolis à Festa da Padroeira, Vila do Forró e Pedrão. A solenidade – que ocorreu na sede da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer – foi marcada por emoção e reconhecimento da importância histórica desses eventos para a cidade.

A cerimônia contou com a presença de autoridades religiosas, secretários municipais, representante do legislativo, família que trouxe a primeira imagem de Nossa Senhora Auxiliadora para Eunápolis, servidores municipais e imprensa.

Frei Dilson Santiago, representando a Igreja Católica, enalteceu a iniciativa de reconhecer a festividade em honra à Nossa Senhora Auxiliadora, bem como outras celebrações, como as de São João e São Pedro, como patrimônios culturais imateriais. “Gostaria de dizer à prefeita muito obrigado por essa iniciativa. A sua lembrança vai ficar perpetuada ao longo do tempo, pois foi a senhora que sancionou esses projetos de lei das festividades, que são alegrias, e agradeço também a todos os edis que disseram sim para esses projetos”, enfatizou.

A família Alagia Vaz, responsável por levar a primeira imagem de Nossa Senhora Auxiliadora para Eunápolis, também participou da solenidade. “Eu só posso mencionar meus agradecimentos por esse tão solene evento para homenagear nossa querida padroeira, em meu nome e de toda minha família”, disse Yolanda Alagia Vaz, esposa do falecido Luiz Carlos Lima Vaz, responsável por conduzir a primeira imagem da santa.

A prefeita Cordélia Torres exaltou o momento como uma declaração de amor para a cidade, destacando que a cultura é parte fundamental da identidade do município. “Hoje é dia de festa, comunhão e paz. É uma declaração de amor para Eunápolis. Se o município não tiver cultura, está sem identidade. Gostaria também de parabenizar também a equipe
da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer, que tem se dedicado muito em conhecer as leis e a nossa cultura”, destacou.

Além disso, a gestora aproveitou a presença da vereadora Carmem Lúcia (PSD), que representou a Câmara de Vereadores, para solicitar que títulos de cidadãos eunapolitanos sejam conferidos à Yolanda Alagia Vaz, bem como seus familiares, e ao padre Diego Reis, que é pároco da Catedral.

Prefeitura Municipal de Savaldor
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Carol do Animais promove abaixo-assinado contra exploração animal

Os casos de exploração contra animais cresceram significativamente nos últimos meses e, diversas vezes, acabam sem resolução e com...