O deputado estadual Jurailton Santos marcou presença no lançamento da Arena da Capoeira, em Salvador, nesta sexta-feira (04/08). Ele destacou a importância da capoeira como esporte que educa, disciplina e promove a união entre seus praticantes.
O parlamentar revelou que já teve experiências com a capoeira na infância e enfatizou que a arte marcial pode impactar positivamente a vida dos jovens, influenciando o comportamento dentro e fora de casa, na escola e nas ruas.
“Primeiramente, parabenizar o nosso prefeito Bruno Reis pela iniciativa e por valorizar a capoeira com essa arena. Eu que já joguei capoeira na infância sei que trata-se de um esporte que educa e disciplina. É um esporte que traz a união também de todos que estão participando. O garoto que vem jogar a capoeira, em casa ele muda, com família ele muda, com os filhos ele muda, nas ruas ele muda, na escola ele muda. Então essa ação hoje aqui é muito importante para a capoeira e pra toda essa localidade aqui”, disse Jurailton.
A Prefeitura de Salvador deu início à construção da Arena da Capoeira, na Praça Marechal Deodoro – informalmente conhecida como ‘praça das mãozinhas’ -, no Comércio. O equipamento, além de servir como um espaço para prática, também contará a história dessa manifestação cultural, que é uma marca da capital baiana. A obra foi autorizada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (4), com investimento de R$ 2,6 milhões e prazo de 12 meses para a sua conclusão.
Além de um palco para apresentações, a Arena da Capoeira terá um monumento composto por quatro arcos de aço de 12 metros cada, representando quatro berimbaus, que se unirão ao topo, dando o formato também de uma grande cabaça. No local, ainda haverá 10 esculturas, sendo oito em homenagem a mestres capoeiristas, que ficarão em cima de pedestais e ao redor da arena. As outras duas vão representar capoeiristas em pose de luta e ficarão na base central.