BSF participa de conferência sobre segurança alimentar e nutricional em Lauro de Freitas

Nesta sexta-feira (25), foi realizada a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Lauro de Freitas, com o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”. O evento visa reunir organizações para discutir a superação da fome. A Conferência ouviu representantes de grupos que vivenciam o problema e dão suporte à comunidade da cidade de Lauro de Freitas.

Atualmente, o Brasil possui 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Na Bahia, diferente do que acontece nos outros estados, a fome está mais presente nos bolsões urbanos.

Esse fato reflete os investimentos feitos nos últimos anos em políticas públicas no campo. De acordo com a presidente do Consea de Lauro de Freitas, Maria Lúcia Nogueira Lima, é necessário dar suporte a essas pessoas em vulnerabilidade e lhes proporcionar oportunidades de emprego e renda. “Elas precisam de suporte e o Conselho também vem propor estratégias e soluções. Porque não é só matar a fome, mas oferecer condições das famílias terem oportunidades de gerar renda”.

Sobre o Programa Bahia Sem Fome, Maria Lúcia acredita que a iniciativa é de grande importância para a conquista da soberania alimentar. “A gente precisa atrelar toda a sociedade para que esteja envolvida com as estratégias aliadas às políticas públicas. O Bahia Sem Fome é um grande Programa que veio atender essa população que vive desassistida”, concluiu.

Representante popular na mesa alta da Conferência, a moradora de Lauro de Freitas, Maria Diva, destacou que a luta contra a fome é de todos. Ela frisou, ainda, que ter o que comer é essencial para a construção de uma sociedade justa. “Segurança alimentar é os pais olharem para os filhos à noite e não chorarem, porque sabem que eles não vão dormir com fome”, disse Maria Diva.

Resgate do Brasil

Presente na Conferência, o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, ressaltou que tem sido feito um grande chamado à sociedade brasileira no sentido de trazer a luta contra a insegurança alimentar para a centralidade do debate e, com isso, resgatar o país do mapa da fome. A Conferência de Lauro de Freitas é parte desse chamado que vem acontecendo em todo o país e com grande força na Bahia. “É inadmissível irmãos e irmãs nossas viverem sob esse flagelo”, desabafou Tiago.

Segundo ele, esse quadro é fruto da pandemia, mas também de uma inflação perversa, de uma macropolítica que excluiu quem não tem renda e de uma crise política que, durante seis anos, tirou recursos da saúde, educação e assistência social. Ainda de acordo com o coordenador, a construção de políticas públicas é o único caminho possível para viabilizar a erradicação da fome. “Sem política pública não temos comida no prato, educação e saúde funcionando”, finalizou.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...